Brasil

Ameaça de temporal no Sudeste e seca no Nordeste: veja a previsão para todas as regiões

Brasil enfrenta semana de contrastes climáticos, com risco de temporais severos no Sul e Sudeste enquanto seca se intensifica em áreas do Nordeste

As chuvas no Norte desta semana ficam restritas principalmente ao Amazonas, Acre e sul de Roraima. (Paulo Pinto/Fotos Públicas)

As chuvas no Norte desta semana ficam restritas principalmente ao Amazonas, Acre e sul de Roraima. (Paulo Pinto/Fotos Públicas)

Luanda Moraes
Luanda Moraes

Colaboradora

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 15h16.

A semana promete tempo instável em várias partes do país. Entre segunda-feira, 13, e sexta, 17, uma frente fria traz ameaça de temporais intensos no Sul e Sudeste, com possibilidade de granizo e ventos fortes, segundo o Inmet.

Ao mesmo tempo, o Nordeste sofre com a estiagem e o calor. A umidade do ar pode cair para níveis críticos no interior da região, chegando a menos de 20% em algumas áreas.

Norte

As chuvas no Norte desta semana ficam restritas principalmente ao Amazonas, Acre e sul de Roraima. Nessas áreas, os volumes podem chegar a 120 mm em pontos específicos.

No restante da região, a previsão é de pancadas fracas, com acumulado máximo de 20 mm nos próximos dias. O Amapá e o norte do Pará devem ter umidade baixa, em torno de 25%.

Nordeste

No nordeste, a situação é mais crítica. Praticamente não chove na maior parte da região, apenas pancadas isoladas podem ocorrer no litoral entre Rio Grande do Norte e sul da Bahia.

O grande problema é a umidade do ar abaixo de 25% no interior, especialmente no Piauí, oeste da Bahia e no Ceará. Em alguns pontos, os índices caem para menos de 20%, o que já representa risco à saúde.

Apenas a faixa litorânea mantém condições melhores, com umidade próxima de 50%.

Centro-Oeste

O Centro-Oeste terá chuvas fracas e distribuídas no começo da semana. Os acumulados ficam abaixo de 10 mm na maior parte dos estados, podendo alcançar 20 mm em áreas isoladas.

Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás e Mato Grosso mantêm umidade confortável, em torno de 50%. Já o restante de Goiás e o Distrito Federal enfrentam queda da umidade a partir do dia 15, com índices abaixo de 30% nos horários mais quentes.

Sudeste

No sudeste, a frente fria chega com força no ínicio da semana. São Paulo, sul de Minas Gerais, serra do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo recebem as maiores chuvas, podendo chegar até 100 mm na divisa entre São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Entretanto, a terça-feira, dia 14, era o dia de maior risco, com previsão de temporais com raios, ventos fortes e granizo.

Paralelamente, o norte de Minas segue na contramão, sem chuva e com umidade abaixo de 25%.

Sul

A semana começa mais tranquila no Sul, com redução das chuvas.

Terça e quarta-feira devem ser de tempo seco, mas tudo muda a partir de quinta-feira, quando um novo sistema entra pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuva volumosa, com mais de 100 mm no oeste gaúcho.

Na sexta-feira, 17, o risco aumenta em todo o estado, com temporais severos, raios, granizo e rajadas de vento fortes.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoBrasil

Mais de Brasil

Paes e Ceciliano trocam farpas em disputa ao governo do Rio

Moraes suspende parte das regras para operação de motoapps em São Paulo

Fim dos orelhões no Brasil? Número de aparelhos caiu 81% em 5 anos

Os 10 carros mais roubados em São Paulo