Amazônia: Força Nacional reforça ação do Ibama no combate ao desmatamento
Operação — liberada "em caráter episódico e planejado" — vai ocorrer até 31 de outubro de 2019, prazo que poderá ser prorrogado
Estadão Conteúdo
Publicado em 27 de agosto de 2019 às 10h01.
O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( Ibama ) nas ações de combate ao desmatamento ilegal da floresta Amazônica. O aval consta de portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 25.
As equipes federais irão atuar nos locais de alertas de desmatamento identificados pelo sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no Estado do Pará e no Estado de Rondônia. A operação — liberada "em caráter episódico e planejado" — vai ocorrer até 31 de outubro de 2019, prazo que poderá ser prorrogado, se necessário.
A portaria diz que a operação terá o apoio logístico do órgão demandante e que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.