Brasil

Amazonas lidera número de votos no PT em 1º turno

O Estado onde o partido teve desempenho médio mais fraco nas últimas quatro eleições presidenciáveis foi Roraima


	Manaus: o Amazonas teve uma média de 67,2% de votos para os presidenciáveis do PT
 (Embratur/Fotos Públicas)

Manaus: o Amazonas teve uma média de 67,2% de votos para os presidenciáveis do PT (Embratur/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2014 às 11h59.

São Paulo - Os cinco Estados que mais deram votos ao PT no 1º turno das últimas quatro eleições presidenciais, na média e em porcentagem, foram Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia. No outro extremo, as cinco unidades da Federação onde o partido teve desempenho médio mais fraco foram Roraima, Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O Amazonas aparece na ponta do ranking, com média de 67,2% de votos para os presidenciáveis do PT, principalmente por causa das eleições de 2006 e 2010. Quando Luiz Inácio Lula da Silva concorreu à reeleição, há oito anos, teve apoio de 78% dos amazonenses no 1º turno. Na disputa seguinte, Dilma Rousseff colheu um resultado ainda mais impressionante: 88%.

Em 2014, porém, a candidata Marina Silva (PSB) - nascida no vizinho Acre - abocanhou parte do eleitorado petista no Amazonas, e o Estado ficou em oitavo no ranking de desempenho do partido, com 54,5%.

Os outros integrantes do "top 5" do petismo nos últimos 16 anos são todos do Nordeste, região que se tornou o principal reduto dos presidentes do partido.

Estados nordestinos estão entre os que têm maior cobertura de programas sociais como o Bolsa Família. Além disso, houve aumento dos investimentos federais na região, cuja economia cresceu acima da média nacional nos últimos anos.

O voto petista só começou a se concentrar no Norte e no Nordeste em 2006. Quando Lula venceu pela primeira vez, em 2002, três dos Estados em que teve melhor desempenho eram do Sul (Santa Catarina e Paraná) e do Sudeste (Minas Gerais). Em todos eles, o petista teve maioria absoluta dos votos (56,6%, 53% e 50,1%, respectivamente).

Os catarinenses, que deram a Lula o maior porcentual de votos do País em 2002, agora fizeram o mesmo com Aécio Neves, do PSDB. O tucano teve lá 52,9% dos votos válidos. Já Dilma teve apenas 30,7% - uma perda de 26 pontos porcentuais em relação ao resultado obtido pelo partido há 12 anos.

Acompanhe tudo sobre:AmazonasEleiçõesEleições 2014Partidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Plenário virtual do STF começa a julgar decisão de Dino que suspendeu emendas impositivas

Barroso nega pedido do Congresso para derrubar decisão de Dino que suspendeu emendas parlamentares

STF valida lei obrigando indicação de velocidade da internet na fatura

Câmara e Senado recorrem ao STF contra decisão que suspendeu emendas parlamentares impositivas

Mais na Exame