Brasil

Alves cita necessidade de tempo para debater BC autônomo

Presidente da Câmara disse que a Casa "precisaria de tempo" para discutir o projeto de lei que dá autonomia e mandato ao presidente do Banco Central


	Henrique Eduardo Alves: deputado disse que a matéria trata de um "assunto complexo" e ressaltou ser importante que o próprio BC seja ouvido
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Henrique Eduardo Alves: deputado disse que a matéria trata de um "assunto complexo" e ressaltou ser importante que o próprio BC seja ouvido (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2013 às 19h37.

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse na noite desta segunda-feira, 28, que a Casa "precisaria de tempo" para discutir o projeto de lei que dá autonomia e mandato ao presidente do Banco Central. "Uma decisão como essa precisaria amadurecer", afirmou ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, descartando que o projeto possa ser votado em plenário neste ano, caso aprovado pelo Senado.

Na sexta-feira passada, 25, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que pretendia votar em plenário, ainda neste ano, um projeto relatado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) que prevê um mandato de seis anos para o presidente do Banco Central, com a possibilidade de uma recondução. Ainda pelo texto, as nomeações para o cargo pelo presidente da República precisariam passar por sabatina e votação secreta no Senado. O mesmo valeria para casos de demissão, que também precisariam passar pelo crivo de senadores e que precisariam ser justificadas pelo Executivo.

Henrique Alves disse que a matéria trata de um "assunto complexo" e ressaltou ser importante que o próprio BC seja ouvido. Embora tenha dito que não discutiu com Calheiros prioridade para a matéria na Câmara, ele afirmou que, uma vez aprovada no Senado, teria "imediata repercussão na Casa".

Caso seja aprovado pelos senadores, o projeto ainda precisa passar pela Câmara. Lideranças ouvidas mais cedo pela reportagem afirmaram desconhecer o teor do projeto e disseram que está "fora do radar" da Casa.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosHenrique AlvesMDB – Movimento Democrático BrasileiroPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar