Brasil

O segredo da escola pública do Piauí que se destacou no Enem

A Escola Estadual Augustinho Brandão adotou um modelo em que o conhecimento é multiplicado entre os alunos: quem sabe mais ensina os colegas


	A Escola Estadual Augustinho Brandão adotou um modelo em que o conhecimento é multiplicado entre os alunos: quem sabe mais ensina os colegas
 (Getty Images)

A Escola Estadual Augustinho Brandão adotou um modelo em que o conhecimento é multiplicado entre os alunos: quem sabe mais ensina os colegas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2015 às 10h13.

Teresina - A escola mais bem colocada no Enem entre as de nível socioeconômico baixo e muito baixo fica em Cocal dos Alves, cidadezinha de 5,6 mil habitantes no Piauí. A Escola Estadual Augustinho Brandão adotou um modelo em que o conhecimento é multiplicado entre os alunos: quem sabe mais ensina os colegas.

A ideia, do professor Antônio Cardoso do Amaral, rendeu frutos: além do destaque no Enem, a Augustinho Brandão já ganhou 153 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas - 16 delas em 2015 - e é uma das escolas que mais mandam estudantes para a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

"Estamos preparando os alunos não só para as competições, mas também para a vida, porque a escola é uma simulação da realidade", disse o professor Amaral.

O município é um dos mais pobres do País. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,498 e está entre os 50 piores do Brasil. No ano passado, Cocal dos Alves teve repasse de R$ 3,69 milhões para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). 

Acompanhe tudo sobre:IDHEnemEducação no BrasilMEC – Ministério da EducaçãoPiauí

Mais de Brasil

Quantas igrejas católicas existem no Brasil?

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário

Contrato de extensão da linha 5-Lilás deve ser assinado até março de 2026