Brasil

Alerta de chuva forte se expande no país, e fim de semana deve ter tempo instável; veja previsão

Frente fria, que se intensificou na última quinta-feira, deve seguir agindo sobre alguns estados, provocando um tempo instável entre sábado e domingo

Mapa de avisos meteorológicos do Inmet na sábado, 11: as áreas amarelas são de potencial perigo e as laranjas, de perigo (Inmet/Reprodução)

Mapa de avisos meteorológicos do Inmet na sábado, 11: as áreas amarelas são de potencial perigo e as laranjas, de perigo (Inmet/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de janeiro de 2025 às 08h31.

O alerta laranja para chuvas fortes, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve atingir uma parte maior do território nacional ao longo deste fim de semana.

A frente fria, que se intensificou na última quinta-feira, deve seguir agindo sobre alguns estados, provocando um tempo instável entre sábado e domingo. Segundo o instituto, as chuvas intensas devem atingir ao menos 20 estados, especialmente no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Nos estados do Maranhão, norte de Minas Gerais, Bahia, Rondônia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Tocantins, Pernambuco, e sul do Pará, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos, de 60 a 100 km/h, que levam ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Segundo o Inmet, o aviso nestas regiões é laranja, indicando "Perigo".

Há ainda um alerta amarelo, de "Perigo Potencial" para chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h, que engloba uma parte mais ampla do mapa: Amapá, Amazonas, Acre, Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, norte de Rondônia, e Sergipe.

Zona de Convergência do Atlântico Sul

A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) "pode aumentar o risco de chuva frequente e persistente nestes estados, sistema que deve atuar até pelo menos esta quinta-feira", diz.

No Sudeste, a chuva deverá atingir principalmente Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Além da ZCAS, há ainda uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que deve espalhar ao longo da semana a chuva pela costa Norte da região Nordeste.

De acordo com o MetSul Meteorologia, a tendência é de que a precipitação aumente gradualmente, atingindo principalmente Bahia, Maranhão e no Piauí. Já no Sul, as chances de precipitação são mais escassas.

Acompanhe tudo sobre:ClimaChuvas

Mais de Brasil

Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU

Em cincos anos, número de casas de apostas deve cair pela metade, diz representante do setor

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático