Brasil

Aeroporto gaúcho é o mais rápido na recepção de seleções

Gaúchos eram, pelo menos até a manhã de ontem, os mais ágeis nos procedimentos de imigração e alfândega


	Passageiros carregam bagagens em corredor do aeroporto de Porto Alegre
 (Infraero/Divulgação)

Passageiros carregam bagagens em corredor do aeroporto de Porto Alegre (Infraero/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2014 às 20h17.

Brasília - O aeroporto de Porto Alegre foi o mais rápido em receber as seleções que participam da Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira, 12. 

De acordo com um ranking elaborado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) obtido pelo Estado, os gaúchos eram, pelo menos até a manhã de ontem, os mais ágeis nos procedimentos de imigração e alfândega.

A seleção do Equador, a única a desembarcar por lá, na segunda-feira passada, gastou apenas seis minutos para cumprir as formalidades e ingressar no País.

Os dados compilados pela SAC, que são provisórios porque registram as chegadas só até a manhã de ontem, quando nem todas as delegações haviam chegado, mostram que outras representações também gastaram pouco tempo com burocracia.

A Bélgica, que chegou por Guarulhos (SP), e a Itália, que desembarcou no Galeão (Rio), também esperaram os mesmos seis minutos. Outras delegações não tiveram a mesma sorte.

Os camaronenses, rivais do Brasil na próxima segunda-feira, desembarcaram no Galeão e gastaram 40 minutos para passar pela imigração e Receita.

Foi o tempo mais longo registrado pela SAC. Por esse desempenho, o aeroporto do Rio ocupa a quinta posição entre sete aeroportos avaliados.

"Meu Galeão está lá atrás", lamentou o ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, que já foi governador do Rio. Ele explicou que a divulgação do ranking tem por objetivo estimular a competição entre os aeroportos para prestar melhores serviços.

O segundo pior tempo foi registrado no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), concedido à iniciativa privada em 2012. Lá, a delegação da Argélia amargou 35 minutos de fila.

Na média, o tempo gasto pelas seleções foi de 16 minutos para imigração e alfândega - que são, segundo a SAC, as variáveis sob controle do governo.

Se, porém, for contado o tempo decorrido desde a abertura da porta da aeronave, o tempo médio sobe para 31 minutos. Do pouso até a hora em que as delegações saíram do aeroporto, o tempo médio registrado foi de 1 hora e 4 minutos.

Esse, é claro, é o tratamento para grupos vip. Os dados contrastam com os registrados ontem, por exemplo, quando os estrangeiros que chegavam ao aeroporto de Guarulhos relatavam espera de 3 horas para passar pela imigração. Também ontem, o aeroporto de Porto Alegre, líder do ranking, ficou fechado no começo da manhã por causa de nevoeiro.

Acompanhe tudo sobre:Aeroportoscidades-brasileirasCopa do MundoEsportesFutebolPorto AlegreSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame