Brasil

Aeroporto de Brasília é eleito o melhor na Operação Carnaval

A pesquisa foi encomendada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) à Praxian - Business & Marketing


	Aeroporto de Brasília: de 1 a 5, ele registrou 4,4 em relação ao indicador "satisfação geral do passageiro"
 (Wikimedia Commons)

Aeroporto de Brasília: de 1 a 5, ele registrou 4,4 em relação ao indicador "satisfação geral do passageiro" (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 16h10.

Brasília - O Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília, foi eleito como o melhor durante a Operação Carnaval, que teve início no dia 12 de fevereiro e terminou no dia 23.

Esse é o resultado da pesquisa de satisfação do passageiro, realizada nos sete aeroportos da operação e que concentram 72% do movimento do carnaval - Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Brasília; Salvador; e Recife.

Segundo o levantamento, numa escala de 1 a 5, onde 1 é a menor nota possível e 5 a maior, o aeroporto de Brasília registrou 4,4 em relação ao indicador "satisfação geral do passageiro", a maior pontuação entre os sete aeroportos.

A pesquisa foi encomendada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) à Praxian - Business & Marketing.

Os entrevistados também responderam a perguntas relacionadas a outros 47 quesitos, como tempo de espera do check-in, restituição de bagagem e limpeza.

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, teve a pior avaliação entre os sete terminais, ficando com nota 3,7.

Considerando a nota média recebida pelos aeroportos, o de Recife ficou em segundo lugar, com 4,33 pontos; seguido por Guarulhos, com 4,24; e Congonhas, com 4,03 pontos.

Salvador ficou com média de 3,72 e o aeroporto de Santos Dumont com 3,71.

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 5%. O levantamento é realizado trimestralmente nos 15 aeroportos que respondem por 95% da movimentação em todo o país.

Em períodos de grande movimentação, como carnaval e festas de fim de ano, é feito um levantamento específico, como o realizado na Operação Carnaval.

Nos 12 dias de Operação Carnaval, houve aumento de 6% na quantidade de decolagens no país, na comparação com o mesmo período de 2014. Foram 14.929 decolagens em 2014 e 15.770 neste ano.

De acordo com os dados divulgados pela SAC, mesmo com o aumento no fluxo de voos, o índice de atrasos (quando o tempo de decolagem ultrapassa 30 minutos do programado) foi de apenas 6% nos sete terminais pesquisados.

Nos mesmos 12 dias de 2014, o porcentual de atrasos foi de 11%. A estimativa da SAC é que 5,3 milhões de passageiros passaram pelos sete aeroportos no período da Operação.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteAviaçãoTransportesAeroportostransportes-no-brasilAeroportos do BrasilBrasíliaCarnavalAeroporto de Brasília

Mais de Brasil

INSS: medida amplia tempo de afastamento por auxílio-doença

STF julgará em março deputados do PL por supostos desvios de emendas

Governo estuda baratear financiamento de motos para entregadores, diz Lula

Emissão de CNH física não será mais obrigatória, diz Renan Filho