Brasil

Aécio tem cumprido as medidas determinadas pelo STF, diz defesa

O advogado Alberto Zacharias Toron destacou que o tucano se afastou do Senado e de qualquer atividade parlamentar

Aécio Neves: "O senador mantêm-se afastado do Congresso e de todas as suas atividades parlamentares" ((Valter Caampanato/Agência Brasil/Agência Brasil)

Aécio Neves: "O senador mantêm-se afastado do Congresso e de todas as suas atividades parlamentares" ((Valter Caampanato/Agência Brasil/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de junho de 2017 às 18h19.

Brasília - A defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) declarou nesta segunda-feira, 12, que o tucano "tem cumprido integralmente" as medidas cautelares determinadas pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, o advogado Alberto Zacharias Toron destacou que Aécio se afastou do Senado e de qualquer atividade parlamentar.

"A defesa recorreu da decisão do STF demonstrando não haver previsão constitucional e tampouco regimental sobre afastamento de mandato, razão pela qual requereu a suspensão dessa cautelar. O senador aguarda manifestação do STF e, até lá, mantêm-se afastado do Congresso e de todas as suas atividades parlamentares em respeito ao Supremo Tribunal Federal", diz o texto.

Após a notícia de que o Senado estaria descumprindo decisão da Corte ao manter o gabinete de Aécio em funcionamento e todos os seus benefícios, o procurador Deltan Dallagnol, que integra a força-tarefa da Lava Jato, defendeu que o afastamento de Aécio "objetiva proteger a sociedade" e, caso seja desobedecido, a solução seria prender o parlamentar, como pediu o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Na sexta, 9, Janot reforçou o pedido de prisão preventiva de Aécio junto ao Supremo.

Janot defende que, devido a alta gravidade do delito e o risco de reiteração, a prisão preventiva é "imprescindível para a garantia da ordem pública".

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesDelação premiadaJBSJoesley BatistaSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Lira convoca reunião de líderes para debater composição da mesa diretora da Câmara em 2025

Tarifa de ônibus em SP deve ficar entre R$ 5 e R$ 5,20

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial