Brasil

Resultado de pesquisas afeta equilíbrio de Dilma, Aécio

Candidato recorreu à internet para criticar a presidente Dilma Rousseff

Aécio Neves durante a Convenção Nacional do PSDB que o oficializou como candidato à Presidência (George Gianni/Divulgação PSDB)

Aécio Neves durante a Convenção Nacional do PSDB que o oficializou como candidato à Presidência (George Gianni/Divulgação PSDB)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 21h48.

Brasília - O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, recorreu à internet para criticar a presidente Dilma Rousseff, que é a candidata do PT à reeleição.

"É uma pena que o resultado das pesquisas eleitorais afete tanto o equilíbrio da candidata que hoje tem a responsabilidade de dirigir o País", postou Aécio no Facebook.

No centro da discussão, está o programa Mais Médicos, um dos pilares de Dilma na tentativa de conquistar mais um mandato à frente do Palácio do Planalto.

O candidato tucano prometeu esta semana "renegociar" os termos do acerto entre Brasil e Cuba.

Mais cedo, também no Facebook, Dilma rebateu as declarações de Aécio em relação ao Mais Médicos. Dilma disse, em conversa com internautas, que as opiniões do tucano "não significam uma sugestão para a melhoria do programa".

A presidente declarou ainda que "as criticas ao programa feitas pelo senador não significam uma sugestão para a melhoria do programa.

Na verdade, essas críticas demonstram simplesmente que o senador é contra o Mais Médicos, aliás como foi a posição do seu partido, ao longo de todo o processo de aprovação".

Aécio tratou de rebater Dilma ainda nesta sexta-feira, e também foi para a internet.

"Não há nada que desqualifique tanto o debate político e desonre tanto a democracia quanto o uso da mentira e de artifícios como o de colocar na boca do adversário palavras que ele não disse.

Práticas que se tornam ainda mais graves quando partem da presidente da República", postou nesta noite Aécio. Ele foi além e afirmou que "hoje, a candidata mentiu ao dizer que eu sou contra o Mais Médicos".

"Para que não haja duvidas: não vou acabar com o Mais Médicos, vou aprimorá-lo. Não vou acabar com o Bolsa Família vou aprimorá-lo".

Segundo a postagem do candidato tucano, "o povo brasileiro merece um debate eleitoral que respeite a verdade". Ele disse, ainda, que "melhorar programas sociais, promover avanços, é dever de todo governante responsável".

"Apenas os autoritários, os que se julgam donos da verdade, espalham o medo por temerem mudanças e os avanços que elas podem trazer."

Aécio prometeu também no Facebook que "em diálogo com a sociedade, vamos avançar para melhorar o País e para termos mais saúde, mais educação, mais segurança e menos corrupção, compadrio e mentiras".

Na primeira pesquisa eleitoral feita após a derrota do Brasil na etapa final da Copa do Mundo, a taxa de intenção de votos na presidente Dilma Rousseff oscilou dois pontos porcentuais para baixo.

Segundo o instituto Datafolha, ela tem 36% das intenções de voto, contra 20% para Aécio Neves (PSDB) e 8% para Eduardo Campos (PSB). Esses dados foram divulgados nesta quinta-feira, 17.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesDatafolhaEleiçõesEleições 2014PersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Barroso afrouxa regra para câmeras da PM em SP, mas exige uso obrigatório em comunidades

Trens e metrô terão tarifa mais alta a partir de janeiro; saiba quando e valores

PM afasta policial que atirou à queima-roupa em rapaz em São Paulo

Tarifa de ônibus em SP será de R$ 5,00; veja quando passa a valer