Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

ÀS SETE - Após mais de duas décadas de discussões, bancos e poupadores finalmente chegaram a um acordo de indenizações

Indenizações de poupadores: acordo com bancos foi fechado em 10 bilhões de reais (Ingram Publishing/Thinkstock)

Indenizações de poupadores: acordo com bancos foi fechado em 10 bilhões de reais (Ingram Publishing/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2017 às 07h06.

Última atualização em 28 de novembro de 2017 às 07h37.

Bancos e poupadores

Após mais de duas décadas de discussões, bancos e poupadores finalmente chegaram a um acordo nesta segunda-feira pondo fim a uma série de processos que se arrastavam por décadas. O encontro definiu o valor que as instituições financeiras pagarão para finalizar processos sobre a remuneração de cadernetas de poupança das décadas de 80 e 90. A estimativa do governo era de que o valor poderia chegar a 50 bilhões de reais, mas o acordo foi fechado em 10 bilhões de reais. Em nota, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirma que pontos relevantes da conciliação ainda estão pendentes e que o texto final será submetido à apreciação do Supremo Tribunal Federal, a quem caberá a última palavra sobre o tema.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Um economista para Bolsonaro

Nesta segunda-feira, em entrevista concedida ao jornalista Augusto Nunes no evento Amarelas Ao Vivo, da revista VEJA, Bolsonaro revelou que o renomado economista com quem vem conversando é Paulo Guedes, um dos fundadores do banco Pactual e do grupo financeiro BR Investimentos. Seria ele um dos nomes possíveis para ocupar o Ministério da Fazenda numa eventual vitória em 2018. “Ainda não existe um noivado entre nós, mas um namoro”, disse. “Se a gente teve um segundo encontro é porque houve uma certa simpatia.”

O novo presidente tucano

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), decidiu que concorrerá à presidência do partido. A convenção que define a cúpula nacional da legenda acontece em dezembro e o paulista deve ser candidato único. Com a ideia de atrair o PMDB para uma aliança no ano que vem, o governador de São Paulo ouviu no fim de semana de Marconi Perillo e Tasso Jereissati que, se Alckmin quisesse ser o nome de consenso, os dois retirariam as candidaturas. O anúncio ainda não foi feito oficialmente. Com a máquina partidária nas mãos, Alckmin dá um importante passo para consolidar sua candidatura à Presidência da República em 2018.

_

Barroso e o foro privilegiado

No evento Amarelas Ao Vivo, da revista VEJA, o ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que o principal problema do tribunal é o foro privilegiado. “[A Corte] não exerce bem competências criminais”, disse. “É um papel que só traz desgaste porque, se o Supremo o exerce bem e consegue punir uma autoridade, cria-se uma tensão com a classe política. Se exerce mal, cria-se tensão com a sociedade.” Sobre a controversa decisão do Supremo a respeito do aval obrigatório do Congresso para o afastamento de parlamentares, Barroso foi otimista. “Olhando pelo lado positivo, você tem cinco ministros no STF dispostos a acabar com o pacto oligárquico do saque ao Estado. Talvez seja mais gente do que jamais antes.”

_

Ataques sujos contra Moro

Também entrevistado no evento de VEJA, o juiz federal Sergio Moro afirmou que sofre com “ataques sujos” de entes políticos por causa de sua atuação na Operação Lava-Jato. “Ao invés de eu discutir a responsabilidade, atacam as pessoas responsáveis pelos processos”, disse. “Mas eu estou absolutamente tranquilo com as coisas que eu fiz.” Moro, contudo, destacou mais uma vez o que vê como seu principal erro na condução das investigações. Chamou de algo “muito controvertido” a divulgação do diálogo entre Dilma Rousseff, então presidente da República, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ambos combinam a entrega do termo de posse como ministro da Casa Civil em 2016. “Fiz o que a lei exigia e o que eu entendia que fosse necessário”, afirmou. “Não eram exatamente conversas republicanas.”

_

Groupon + Peixe Urbano

Os sites de compras coletivas Peixe Urbano e Groupon Brasil anunciaram nesta segunda-feira a fusão de suas operações. Apesar disso, por ora as marcas serão mantidas e as plataformas continuarão funcionando separadas. Gradualmente, as ofertas serão integradas, segundo informou o Groupon em nota. “Juntamos a liderança do Groupon Brasil na cobertura do mercado de beleza e viagens locais à expertise do Peixe Urbano em gastronomia e entretenimento”, afirma Félix Lulion, presidente do Groupon Brasil. Na América Latina, o Groupon tem mais de 52 milhões de usuários. O Peixe Urbano é a maior plataforma de ofertas locais do Brasil, com mais de 28 milhões de usuários cadastrados.

_

Oi na pior

A telefônica Oi, que passa por um intenso processo de recuperação judicial, nomeou Eurico de Jesus Teles Neto presidente interino depois de Marco Schroeder ter renunciado ao cargo na sexta-feira, segundo a empresa informou em fato relevante enviado ao mercado. Teles Neto acumulará o comando da companhia com a diretoria jurídica até que o conselho administrativo delibere sobre a substituição permanente, declarou a empresa em fato relevante divulgado na noite de sexta-feira. Antes da renúncia na semana passada, Schroeder liderava as discussões com os credores que detêm maior parte da dívida da Oi, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. A situação caótica pressiona o conselho e o presidente interino para obterem apoio suficiente a um novo plano de reestruturação antes de uma reunião crucial com os credores marcada para o início de dezembro. Fora do Ibovespa, as ações da ordinárias da empresa caíram 5,83%.

_

R$ 2,1 bi na Black Friday

O varejo digital alcançou um novo recorde de vendas na Black Friday deste ano, quando faturou 2,1 bilhões de reais nos dias 23 e 24 de novembro, um aumento de 10,3% em relação à mesma data do ano passado. As informações são da consultoria Ebit, especializada em informações sobre e-commerce. O número de pedidos também aumentou, chegando a 3,76 milhões, 14% mais do que em 2016. Apesar disso, o tíquete médio das compras caiu 3,1%, para 562 reais, segundo a Ebit, porque houve ações promocionais mais agressivas neste ano.

_

Smartfit no Bovespa Mais

A rede de academias Smartfit protocolou na CVM um pedido de conversão do registro de emissor de valores mobiliários da categoria “B” para a categoria “A”. A empresa também emitiu pedido de admissão à negociação de suas ações no Bovespa Mais, segmento para fomento de pequenas e médias empresas da B3. A categoria B permite a emissão de quaisquer valores mobiliários, exceto ações, o que é autorizado na categoria A, assim o pedido permitiria à Smartfit emitir ações. As solicitação foi aprovada em assembleia-geral extraordinária da companhia, realizada em 21 de novembro.

Vulcão na Indonésia

Cerca de 100.000 moradores tiveram de deixar suas casas, nesta segunda-feira, após o anúncio da erupção do vulcão Mount Agung. O vulcão fica na ilha de Bali, conhecida pelo surfe e pelo turismo, que atraiu mais de 5 milhões de pessoas no ano passado. A ilha está em alerta vermelho desde a manhã. Todos os aeroportos do país foram fechados e 445 voos foram cancelados. As medidas foram tomadas após o vulcão expelir uma coluna fumaça com 12 quilômetros de altura. Em 1963, o mesmo Vulcão causou a morte de 1.100 pessoas.

Honduras elege Nasralla

As primeiras informações oficiais desta segunda-feira indicam a vitória de Salvador Nasralla, da Alianza de Oposición contra La Dictadura. Nasralla é o candidato de oposição ao partido do presidente Juan Orlando Hernandéz. Com 57% das urnas apuradas, ele aparece com 45% dos votos. Em seu Twitter, o candidato já se intitulava novo presidente do país. Nasralla contou com o apoio do ex-presidente Manuel Zelaya, deposto em 2009 por um golpe organizado por Hernandéz. Também em seu Twitter, Zelaya escreveu: “Nós ganhamos”. A vitória de Nasralla não agrada aos Estados Unidos, que contavam com a reeleição de Hernandéz para manter sua influência na região. Segundo um porta-voz do governo americano, o país espera trabalhar em cooperação com Nasralla em “vários sentidos”.

Catalães querem a união

Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pelo jornal espanhol El País revelou apenas um quarto da população da Catalunha quer manter a declaração de independência da região. Já 71% dos entrevistados afirmaram que preferem que os candidatos eleitos dialoguem com o governo espanhol para achar um acordo entre a região e o país. Depois que o governo espanhol acionou o Artigo 155 da Constituição, a Catalunha deixou de ser uma região autônoma e novas eleições foram agendadas para dezembro deste ano. Embora os partidos pró-independência tenham sido autorizados a participar das eleições, a pesquisa apontou para uma provável perda de votos na região.

Conflito no Paquistão derruba ministro

Cerca de 2.000 manifestantes começaram a deixar as ruas da capital do Paquistão nesta segunda-feira depois de ter uma de suas reivindicações atendida. O ministro Zahid Hamid entregou sua carta de demissão nesta segunda, afirmando que a decisão foi motivada pela situação crítica do país. Islamabad é palco de uma série de conflitos entre um grupo de muçulmanos extremistas e o governo, que tentou, segundo o grupo radical Tehreek-e-Labaik, modificar o juramento do governo. A mudança consiste no discurso dos futuros candidatos, que poderão falar que Maomé é o último herdeiro do Islamismo (principal tema de discussão entre as correntes da religião). Para o grupo radical, essa afirmação é uma blasfêmia. No Paquistão, país de maioria muçulmana, insultar o profeta muçulmano é um crime hediondo punido sentença de morte. No sábado, um conflito entre manifestantes e policiais deixou sete mortos e mais de 200 feridos.

Acompanhe tudo sobre:Black FridayExame HojeGeraldo AlckminJair BolsonaroOiPoupança

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP