Brasil

Acompanhe ao vivo a diplomação de Lula e Alckmin no TSE

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar os candidatos eleitos pela maioria dos brasileiros

Lula e Alckmin: Com o ato, Lula e Alckmin estarão habilitados para o exercício do mandato de 2023-2026 (Victor Moriyama/Bloomberg)

Lula e Alckmin: Com o ato, Lula e Alckmin estarão habilitados para o exercício do mandato de 2023-2026 (Victor Moriyama/Bloomberg)

AM

André Martins

Publicado em 12 de dezembro de 2022 às 12h00.

Última atualização em 12 de dezembro de 2022 às 15h17.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o seu vice Geraldo Alckmin serão diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira, 12, às 14h. A cerimônia acontece no Plenário do Tribunal, em Brasília. 

O que é a diplomação do presidente?

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar os candidatos eleitos pela maioria dos brasileiros. Lula e Alckmin venceram o pleito deste ano com mais de 60 milhões de votos, contra 58,2 milhões de votos recebidos por Bolsonaro. Essa foi a margem mais apertada de votos desde a redemocratização.

Com o ato, Lula e Alckmin estarão habilitados para o exercício do mandato de 2023-2026. A entrega dos documentos acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o fim dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação.

Diplomação de Lula e Alckmin ao vivo

A cerimônia de diplomação de Lula e Alckmin será transmitida ao vivo no canal da TV Justiça e no canal do TSE no YouTube.

yt thumbnail

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:Geraldo AlckminLuiz Inácio Lula da SilvaTSE

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe