Brasil

Acaba amanhã prazo para tirar segunda via do título de eleitor

Para a emissão da segunda via do título, o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral

Eleitores que deixaram para última hora a organização dos documentos para as votações têm apenas até amanhã (27) para solicitar a segunda via do título (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Eleitores que deixaram para última hora a organização dos documentos para as votações têm apenas até amanhã (27) para solicitar a segunda via do título (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 09h01.

Eleitores que deixaram para última hora a organização dos documentos para as votações - nos dias 7 e 28 de outubro - têm apenas até amanhã (27) para solicitar a segunda via do título no cartório eleitoral da zona onde estão cadastrados.

A previsão consta no artigo 52 do Código Eleitoral. Para a emissão da segunda via do título, o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Tal exigência significa que não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou ainda ter recebido multas em razão de violação à legislação eleitoral.

No dia da eleição, o eleitor deve levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, identidade ou carteira nacional de habilitação.

Porém, com o título de eleitor em mãos, a pessoa tem algumas informações que constam só nele, como dados sobre a zona e a seção eleitoral.

Também é possível baixar o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui documento oficial com foto.

Não valem certidão de nascimento e de casamento como prova de identidade na hora de votar.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018

Mais de Brasil

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’