Brasil

Aberto prazo para entrega de informações sobre empregados

A Rais é importante no fornecimento de diversos benefícios ao trabalhador, e orienta a elaboração de políticas trabalhistas


	Trabalhador: entre os benefícios aos empregados, destacam-se a identificação dos trabalhadores com direito a receber o abono salarial.
 (Mohammed Ameen/Reuters)

Trabalhador: entre os benefícios aos empregados, destacam-se a identificação dos trabalhadores com direito a receber o abono salarial. (Mohammed Ameen/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2013 às 11h03.

Brasília – Todos os empregadores brasileiros devem começar a entrega da Declaração Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2012, a partir de amanhã (15). O prazo limite para entrega se encerra no dia 8 de março. A Rais é importante no fornecimento de diversos benefícios ao trabalhador, e orienta a elaboração de políticas trabalhistas.

As empresas fornecerão as informações pela internet. O documento deve ser entregue por empresas ou estabelecimentos inscritos no CNPJ, com ou sem empregados, pelos empregadores e pessoas jurídicas de direito privado. São obrigadas também as empresas individuais, os cartórios extrajudiciais e os consórcios de empresas, além de empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos ou profissionais liberais).

A Rais exige informações dos órgãos da administração direta e indireta dos governos federal, estaduais e municipais, dos condomínios e das sociedades civis; das agências, sucursais e representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior. A Rais não se aplica aos empreendedores individuais.

Entre os benefícios aos empregados, destacam-se a identificação dos trabalhadores com direito a receber o abono salarial. A declaração também presta subsídios ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e à Previdência Social; ajuda no registro da nacionalização da mão de obra e auxilia nas políticas de formação de mão de obra. A Rais permite a elaboração de estatísticas sobre o mercado de trabalho formal e presta subsídios ao Cadastro Central de Empresas (Cempre) e às pesquisas domiciliares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais informações podem ser obtidas nos endereços eletrônicos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPlanos de previdênciaFGTS

Mais de Brasil

PEC da Segurança: relator propõe referendo sobre redução da maioridade penal

Câmara deve votar PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro

Lula diz ter falado com Trump sobre ‘maior devedor’ do Brasil, que mora nos EUA

INSS: medida amplia tempo de afastamento por auxílio-doença