83% dos estrangeiros aprovam Copa, segundo Datafolha
Segurança surpreendeu e o destaque foi a receptividade dos brasileiros, que foi considerada boa ou ótima por 95% dos estrangeiros entrevistados
Da Redação
Publicado em 15 de julho de 2014 às 11h41.
São Paulo - Os estrangeiros que vieram ao Brasil para a Copa do Mundo saem daqui com as melhores impressões. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira, a organização da Copa foi bem avaliada por 83% dos turistas.
O destaque ficou para o conforto e a segurança nos estádios , que foi classificada como boa ou ótima por 92%. O transporte até os estádios também foi bem avaliado: 76% acharam a qualidade satisfatória.
A boa avaliação do mundial - apenas 3% a consideraram ruim ou péssima - é surpreendente, já que50% dos entrevistados afirmaram ter lido mais notícias negativas do que positivas sobre o país antes de vir.
A segurança foi o item que mais surpreendeu os turistas: 60% disseram que tiveram suas expectativas superadas.
Além disso, eles gostaram tanto que querem ficar. Quase 70% deles disseramque morariam no Brasil.
Do lado negativo, pesaram os preços por aqui: 29% acharam o custo de vida ruim ou péssimo e 27% também avaliaram mal o preço dos hotéis. A parte decomunicação também não foi muito bem e foi aprovada por apenas 41%.
A pesquisa ouviu 2.209 estrangeiros de mais de 60 países nos aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília e em Fan Fests e locais de grande concentração nas cidades de Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, entre os dias 1º e 11 deste mês.
Quase todos querem voltar
O resultado da pesquisa Datafolha se assemelha com o da pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgada pelo Ministério do Turismo nesta segunda-feira.Foram ouvidos 6.627 turistas estrangeiros
Nela, 83% dos turistas consideraram que a visita ao paísatendeu plenamente ou superou suas expectativas. Além disso, 95% deles gostariam de voltar ao país para uma nova visita.
A hospitalidade e os serviços de gastronomia foram os itens mais bem avaliados, comaprovação de 98% e 93%, respectivamente. A segurança pública teve 92% de aprovação.