-
1. São Paulo: Agnaldo Timóteo (PR)
zoom_out_map
1/8 (Divulgacao (foto grande)/TSE (foto pequena))
O famoso cantor da década de 1960, que gravou nada menos do que 63 discos, não é novato no mundo da política: neste ano ele completa 30 anos de atuação partidária. E agora é candidato à reeleição como vereador de São Paulo. Timóteo traz propostas voltadas às classes b e c paulistanas, além de projetos para melhorar as condições de trabalho dos taxistas. Fã há muitos anos de Paulo Maluf, o cantor agora apoia a candidatura de José Serra para prefeito.
-
2. Salvador: Cissa Mulher Maravilha (DEM)
zoom_out_map
2/8 (Reprodução/Twitter)
Ana Cecília Parada Gonçalves Chagas ganhou o seus dias de fama durante o carnaval, quando o hit da banda na qual dançava vestida de Mulher Maravilha estourou. Com o popular refrão “foge foge, Mulher Maravilha / foge foge com o Superman”, a banda LevaNóiz acabou levando a dançarina ao sucesso. Agora, Cissa adicionou ao currículo (ela se descreve como “repórter, dançarina e estudante de Direito”) a alcunha de “candidata a vereadora em Salvador”. Se eleita, já prometeu apoiar e ajudar os artistas como ela.
-
3. Salvador: Compadre Washington (PSL)
zoom_out_map
3/8 (Divulgação)
A década de 1990 foi marcada por muitas coisas em termos musicais. No Brasil, não dá para esquecer a turma composta por dois homens e duas dançarinas (uma loira e outra morena), que rebolavam enquanto o bigodudo cantava letras eróticas e de duplo sentido. O bigodudo era Washington Luiz Silva Santos, mais conhecido pelo carinhoso apelido de Compadre Washington. A banda era É o Tchan, de axé-pagode baiano.
Depois de cantar sobre “segurar o tchan” ou “descer na boquinha da garrafa”, o cantor participou do reality show A Fazenda e, agora, é candidato a vereador de Salvador. Muita coisa mudou na carreira do "cumpadi", menos o bigode. O bigode continua o mesmo.
-
4. São Paulo: Dinei (PDT)
zoom_out_map
4/8 (Renato Pizzutto/Placar (foto grande)/TSE (foto pequena))
Claudinei Alexandre Pires já tem um nome que pode te fazer confundi-lo com outro famoso entre os brasileiros, mas esse Alexandre Pires não é cantor. Já por “Dinei” ele é inconfundível.
O candidato a vereador de São Paulo pelo PDT foi ídolo da torcida corintiana, tricampeão brasileiro pelo clube e integrante da equipe que ganhou o Mundial de Clubes da Fifa em 2000. Após a carreira de atleta, resolveu entrar na política.
Dinei se candidatou a vereador uma vez e perdeu. Depois disso, participou de um reality show televisivo (A Fazenda) em 2011 e agora retoma sua carreira política.
-
5. São Paulo: Mulher Pêra (PT do B)
zoom_out_map
5/8 (Reprodução/Twitter)
Não demorou muito para alguma mulher fruta se candidatar a cargos políticos. Suelem Aline Mendes da Silva, bem mais conhecida por Mulher Pêra, será uma das representantes dos paulistanos na Câmara dos Vereadores, caso eleita. A jovem artista já foi candidata (sem sucesso) ao cargo de deputada federal, mas agora tenta se eleger a vereadora por São Paulo. Além de defender a causa gay e um maior rigor na Lei Maria da Penha, a candidata ainda propõe “mais segurança nas periferias” e “internet grátis nas escolas”.
-
6. Rio de Janeiro: Rosana Fiengo (PC do B)
zoom_out_map
6/8 (Arquivo)
Como uma deusa, Rosanah Fienngo (nome artístico da cantora) vai se candidatar ao cargo de vereadora pela cidade do Rio de Janeiro. A cantora é famosa por seus hits românticos da década de 1980, em especial o sucesso “O Amor e o Poder” cujo refrão virou ícone do romance brega. A artista, natural de São Paulo, se candidata pelo Rio de Janeiro com a bandeira de defender “os valores evangélicos”.
-
7. São Paulo: Serginho BBB (PSD)
zoom_out_map
7/8 (Reprodução/Twitter)
Ele era estudante de moda quando entrou no reality show Big Brother Brasil e foi catapultado à fama em 2010. Com mais de 400 mil seguidores no Twitter, Sérgio Luiz de Barros Franceschini tem forte presença nas redes sociais – e conta com o apoio do público jovem para tentar se eleger. Serginho também é conhecido por levantar a bandeira gay, o candidato a vereador defende a criação de uma “micareta gay” no Anhembi. Ligado às minorias, ele ainda apoia sua campanha no combate à discriminação.
-
8. Agora, veja os candidatos a prefeitos mais ricos
zoom_out_map
8/8 (José Cruz/Agência Brasil)