5 prefeitos e vices envolvidos em crimes em 2011
Vice-prefeito de Campinas está preso, suspeito de fraudar licitações; prefeito de Taubaté (SP) é acusado de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2012 às 20h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h32.
Em maio a Polícia Civil realizou uma operação que resultou na prisão de 11 pessoas acusadas de corrupção na prefeitura de Campinas (SP). O vice-prefeito da cidade, Demétrio Vilagra (PT) está entre os suspeitos, e foi preso no fim do mês. Na foto, Vilagra aparece à direita, assinando um documento. Vilagra está entre os possíveis envolvidos em um esquema de fraudes em contratos e licitações da Sanasa, companhia de saneamento de Campinas, que tem a Prefeitura como acionista majoritária. Um relatório do Ministério Público aponta ainda a primeira dama do município, Rosely Nassim Jorge Santos, como a cabeça das operações ilícitas. Rosely conseguiu na justiça um habeas corpus que a impede de ser presa. Ela nega as acusações. Ainda em maio, a Câmara de Vereadores de Campinas aprovou, por unanimidade, a abertura do processo para pedido de impeachment do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT). Santos, entretanto, ainda não é alvo de investigações porque possui foro privilegiado perante o Tribunal de Justiça.
O prefeito de Taubaté (SP), Roberto Peixoto (PMDB) e a primeira dama, Luciana Peixoto, foram presos na terça-feira (21). Eles são acusados de formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal afirma que o esquema de fraudes comandado por Peixoto existe desde 2007. As investigações devem continuar pelos próximos dois meses e, segundo a polícia, mais pessoas serão detidas. Peixoto e a esposa entraram com pedido de habeas corpus na Justiça, mas ele foi negado. Ambos devem permanecer presos pelos próximos cinco dias, para não interferirem nas investigações.
O médico Fernando Sapede, vice-prefeito da cidade de Embu-Guaçu (SP), está preso desde o último domingo (20). A Justiça entende que o político violou a fiança ao dirigir embriagado e atropelar uma pessoa em abril deste ano. Ele já havia sido preso pelo mesmo motivo em 2010. Sapede também está sendo investigado pela Justiça por falsidade ideológica e exercício ilegal da Medicina. Segundo informações da Polícia Civil, o médico emprestava seu carimbo para um auxiliar formado na Venezuela e sem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Antônio Teixeira (PT), prefeito do município de Senador Pompeu (CE) está foragido desde terça-feira (21), quando teve a prisão preventiva decretada. Ele, o vice-prefeito, Luís Flávio Mendes de Carvalho, e outras 29 pessoas são acusados de desviar recursos públicos. Na foto, Teixeira aparece no centro, de camisa lisa, com óculos escuros pendurados na gola. Os desvios, que podem chegar a mais de 2 milhões de reais, eram feitos por meio de um esquema de licitações fraudulentas. Contra a prefeitura, há ainda denúncias de pagamentos indevidos e emissão de notas fiscais frias. Prefeito e vice fugiram da cidade depois que a polícia decretou a prisão preventiva de ambos. O município de Senador Pompeu está sem administração oficial, já que os principais secretários do governo também deixaram a cidade.
O prefeito de Dom Aquino (MT), Eduardo Zeferino (PR) foi preso no último sábado (18). Ele é suspeito de ter abusado sexualmente de cinco crianças com idades entre cinco e 11 anos. Em 2010, o Conselho Tutelar da cidade já havia denunciado o prefeito pelo abuso de meninas. Na foto, o prefeito aparece à direita, de camiseta preta.
Mais lidas
Mais de Brasil
Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momentoHaddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semanaDino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatizaçãoSTF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos