Brasil

47% dos médicos brasileiros dos Mais Médicos compareceram

Os números (511 profissionais dos 1.096 inscritos), apresentados hoje, foram repassados ao ministério pelas prefeituras que participam do programa


	Profissionais do Mais Médicos: quem não se apresentar será excluído do programa e se tornará impedido de uma nova seleção pelos próximos seis meses
 (Elza Fiuza/ABr)

Profissionais do Mais Médicos: quem não se apresentar será excluído do programa e se tornará impedido de uma nova seleção pelos próximos seis meses (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2013 às 20h26.

Brasília - O Ministério da Saúde informou que 47% dos médicos brasileiros inscritos no Programa Mais Médicos iniciaram suas atividades nas unidades básicas de saúde.

Os números (511 profissionais dos 1.096 inscritos), apresentados hoje (11), foram repassados ao ministério pelas prefeituras que participam do programa. O prazo de apresentação dos profissionais acaba nesta quinta-feira (12).

Desde o dia 2 de setembro até a manhã desta quarta (11), 216 municípios e quatro distritos de saúde indígena relataram o início da atuação dos médicos brasileiros, de um total de 453 prefeituras e 34 distritos indígenas.

Ou seja, 46% das localidades apontadas (220 de um total de 487) tem os profissionais compondo equipes na atenção básica.

Os 458 médicos que ainda não se apresentaram podem fazê-lo até amanhã. Quem não se apresentar será excluído do programa e se tornará impedido de uma nova seleção pelos próximos seis meses. Até o momento, 127 médicos brasileiros pediram, diretamente ao Ministério da Saúde, desligamento do programa.

Entre os motivos apresentados pelos profissionais para deixarem o Mais Médicos está a carga horária obrigatória de 40 horas semanais e a falta de infraestrutura nas localidades em que iriam atuar.

Além dos médicos brasileiros, 282 profissionais formados no exterior foram selecionados na primeira etapa do programa e 400 médicos cubanos integram a primeira etapa do Mais Médicos.

Acompanhe tudo sobre:Mais MédicosMédicosMinistério da SaúdeSaúde no BrasilSUS

Mais de Brasil

STF mantém prisão de Daniel Silveira após audiência de custódia

Suspeitas de trabalho análogo à escravidão em construção de fábrica da BYD na Bahia

PF abre inquérito para apurar supostas irregularidades na liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas

Natal tem previsão de chuvas fortes em quase todo o país, alerta Inmet