Exame Logo

1,8 milhões de eleitores estão em situação irregular

Os eleitores em situação irregular correm o risco de ter o título cancelado. O cancelamento automático ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017

Justiça Eleitoral: para verificar sua situação, o cidadão pode acessar o portal do TSE, na aba Eleitor no link "Consulta por nome" (./Divulgação)
AB

Agência Brasil

Publicado em 2 de maio de 2017 às 21h42.

Terminou hoje (2) o prazo para o eleitor que não justificou sua ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes, regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral.

No último informativo divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), 1.873.865 eleitores estavam em situação irregular por ausência nas três últimas eleições.

Veja também

O balanço final será divulgado nesta quarta-feira (3).

Os eleitores em situação irregular correm o risco de ter o título cancelado. A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título.

O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.

Eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

Caso tenha o título cancelado, o cidadão deverá apresentar, no cartório eleitoral, documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de quitação de multa no valor de R$ 3,51 por cada turno.

Consulta

Para verificar sua situação perante a Justiça Eleitoral, o cidadão pode acessar o portal do TSE, na aba Eleitor no link "Consulta por nome".

O eleitor pode ainda encontrar a informação no site do Tribunal Regional Eleitoral de cada estado ou solicitar diretamente no cartório eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesJustiçaTSE

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame