Brasil

Primeira e última colocadas do Enem têm metas diferentes

A preparação das duas escolas mostra os esforços de um lado para sair da última posição e do outro para permanecer no primeiro lugar


	Colégio Objetivo Integrado: no Colégio Objetivo Integrado as aulas são em tempo integral e os alunos fazem provas similares ao Enem desde o 1.º ano do ensino médio
 (Divulgação)

Colégio Objetivo Integrado: no Colégio Objetivo Integrado as aulas são em tempo integral e os alunos fazem provas similares ao Enem desde o 1.º ano do ensino médio (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 09h09.

São Paulo - A preparação das escolas que obtiveram a maior e a menor média em São Paulo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 - o último com dados divulgados - mostra os esforços de um lado para sair da última posição e do outro para permanecer no primeiro lugar.

Enquanto no Colégio Objetivo Integrado as aulas são em tempo integral e os alunos fazem provas similares ao Enem desde o 1.º ano do ensino médio, na Escola Estadual Aquilino Ribeiro, em Guaianases, na zona leste, os professores ainda precisam explicar a importância do exame.

No Objetivo Integrado, TVs anunciam a melhor média do País no Enem de 2011. O colégio é direcionado a alunos "olímpicos", que concorrem em competições de conhecimento. Os 44 alunos do 3.º ano do ensino médio farão o Enem. Eles têm entre 16 e 17 anos e se dedicam integralmente aos estudos.

A mensalidade custa R$ 1.973. "Não há divisão por nota, mas os alunos que procuram ensino integral já são seres humanos diferenciados", diz a coordenadora, Vera Antunes.

Neste ano, a escola fez quatro simulados para o exame, além de duas provas por bimestre que valem nota, nos mesmos moldes do Enem. Já no Aquilino Ribeiro, os alunos trabalham e ainda não têm "sede pela universidade", segundo a diretora, Maria Tereza de Almeida, para justificar a baixa adesão ao exame nacional.

São 151 alunos no último ano do ensino médio - todos no período noturno - e somente 30 devem fazer o Enem. Não houve simulado para a prova. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalEnemEducação no BrasilMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Receita dispensa auditor alvo de operação sobre acesso a dados de ministros do STF

TSE marca julgamento que pode cassar mandato de Claudio Castro para 10 de março

Governo lança processo seletivo para contratar 489 profissionais temporários

Paes anuncia Jane Reis como vice na chapa pela disputa do governo do Rio