EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

UE anuncia planos para ajudar no escoamento da produção agrícola ucraniana

Em comunicado, a Comissão Europeia afirma que a situação está ameaçando a segurança alimentar global

Produção de trigo em Zaporizhzhia, sudeste da Ucrânia, antes da guerra: por causa do conflito, 20 milhões de toneladas de grãos precisam deixar a Ucrânia em menos de três meses usando a infraestrutura da União Europeia (Dmytro Smolienko/ Ukrinform/Future Publishing/Getty Images)

Produção de trigo em Zaporizhzhia, sudeste da Ucrânia, antes da guerra: por causa do conflito, 20 milhões de toneladas de grãos precisam deixar a Ucrânia em menos de três meses usando a infraestrutura da União Europeia (Dmytro Smolienko/ Ukrinform/Future Publishing/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de maio de 2022 às 18h24.

Última atualização em 13 de maio de 2022 às 15h19.

A União Europeia anunciou nesta quinta-feira planos para ajudar no escoamento da produção agrícola ucraniana, o que vem sendo prejudicado pela guerra no país. Em comunicado, a Comissão Europeia afirma que a situação está ameaçando a segurança alimentar global, e que há uma necessidade urgente de estabelecer rotas logísticas alternativas usando todos os modos de transporte relevantes.

ASSISTA: Programa EXAME Agro traz as supermáquinas do campo; veja vídeo

Entre as medidas, estão o armazenamento de mercadorias no território da UE, aplicar o máximo de flexibilidade em operações alfandegárias e outras inspeções, e aumentar o material circulante de carga adicional, com mais veículos disponíveis, incluindo navios e caminhões.

Além disso, os embarques de exportação agrícola ucraniana devem ser priorizados e os gerentes de infraestrutura devem disponibilizar slots ferroviários para essas exportações. Um acordo de transporte rodoviário com a Ucrânia também eliminará os gargalos, afirma a Comissão.

LEIA TAMBÉM: Bayer lança premiação para gestoras do agronegócio

A médio e longo prazo, UE diz que irá também trabalhar no aumento da capacidade das infraestruturas dos novos corredores de exportação e no estabelecimento de novas ligações no âmbito da reconstrução da Ucrânia. Em circunstâncias normais, 75% da produção de grãos da Ucrânia é exportada, gerando cerca de 20% das receitas nacionais anuais de exportação. Antes da guerra, os portos ucranianos do Mar Negro representavam 90% de sua exportação de grãos e oleaginosas.

A Comissária Europeia para Transportes, Adina Valean, afirmou que "20 milhões de toneladas de grãos precisam deixar a Ucrânia em menos de três meses usando a infraestrutura da UE. Este é um desafio gigantesco, por isso é fundamental coordenar e otimizar as cadeias logísticas, implantar novas rotas e evitar ao máximo os gargalos".

(Estadão Conteúdo)

LEIA MAIS:

Acompanhe tudo sobre:Exame-AgroMáquinas agrícolasSafras agrícolasUcrânia

Mais de EXAME Agro

Sorgo e canola: a próxima empreitada da 3tentos no setor de combustíveis

União Europeia aprova adiamento em 12 meses da implementação da lei 'antidesmatamento'

Enquanto Defesa entra no debate, ministérios do agro devem escapar de corte de gastos