EXAME Agro

Sul do Brasil pode ter onda de calor neste fim de semana com temperaturas de 40°C; veja a previsão

Fim de semana será marcado por altas temperaturas e pancadas de chuva típicas do verão, diz Inmet

São Paulo (SP), 12/11/2023 - Termômetro marca 40 graus na Avenida 9 de Julho, região central da capital. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil (Rovena Rosa/Agência Brasil)

São Paulo (SP), 12/11/2023 - Termômetro marca 40 graus na Avenida 9 de Julho, região central da capital. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil (Rovena Rosa/Agência Brasil)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 22 de fevereiro de 2025 às 06h02.

O fim de semana será marcado por altas temperaturas e pancadas de chuva típicas do verão, especialmente no fim do dia, aponta a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o órgão, regiões do Rio Grande do Sul devem registrar temperaturas elevadas a partir de amanhã, 22, até a próxima quarta-feira, 26, com o calor se estendendo para Santa Catarina, o que pode configurar a terceira onda de calor do ano — o destaque é para o centro-oeste gaúcho, onde os termômetros devem atingir cerca de 40°C.

Para a faixa leste e norte do Rio Grande do Sul, incluindo áreas de Santa Catarina, foi emitido um aviso amarelo de perigo potencial para onda de calor, com início para a próxima segunda-feira, 24, e previsão de duração até quarta-feira — esta poderá ser a terceira onda de calor no país desde o início de 2025.

Em janeiro, a primeira onda de calor ocorreu entre os dias 17 e 23, enquanto a segunda aconteceu entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.

Regiões do Sul, além de áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, devem ficar atentas à formação repentina de nuvens de chuva. No Centro-Oeste, há previsão de chuvas isoladas, diz o Inmet.

Previsão do tempo para o final de semana

A previsão do Inmet aponta que no Centro-Oeste, o sábado começa com céu aberto na maior parte dos Estados, exceto no sul de Goiás, onde o tempo permanece fechado — há possibilidade de chuvas isoladas pela manhã na região metropolitana de Porto Alegre, no norte de Mato Grosso e de Goiás.

No Nordeste, o tempo deve permanecer estável ao longo de todo o fim de semana, sem previsão de chuvas fortes e com temperaturas abaixo dos 30°C.

A nebulosidade se intensifica sobre as regiões Sul, Sudeste e grande parte do Centro-Oeste no domingo, 23 — os maiores acumulados de chuva pela manhã são esperados na região de Sinop, em Mato Grosso. Em São Paulo, há previsão de chuvas leves pela manhã.

À tarde, temporais isolados e chuvas intensas devem atingir parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Triângulo e sul de Minas Gerais, sul de Mato Grosso e praticamente todo o Mato Grosso do Sul. As precipitações podem vir acompanhadas de fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoCaloronda de calorAgronegócioRio Grande do Sul

Mais de EXAME Agro

USDA eleva projeção de safra de soja no Brasil para 180 milhões de toneladas

EUA cria 'fábrica de moscas' para conter praga do México sobre carne bovina

Preço do tomate sobe 20% em janeiro e deve ficar ainda mais caro em 2026

Por que o mercado duvida que a China comprará mais soja dos EUA