Apoio:
Pitaya (HUIZENG HU/Getty Images)
Jornalista freelancer
Publicado em 4 de janeiro de 2024 às 18h09.
Última atualização em 7 de fevereiro de 2024 às 11h50.
A pitaia ou pitaya é uma fruta relativamente nova na vida da maior parte dos brasileiros, mas não para todos. Sua história se cruza com a tradição alimentícia de grande parte das pessoas que vivem no cerrado, local onde se encontra a espécie pitaya-vermelha (selenicereus setaceus Rizz) ou simplesmente, pitaya do Cerrado.
O fruto é conhecido pelo mundo inteiro e tem variações em cada parte do globo. São aproximadamente 100 gêneros e 1.500 espécies nas Américas.
Neste texto, vamos falar sobre o que é esta fruta com tantos benefícios para a saúde e também explicar um pouco sobre cada uma das suas espécies.
Conhecida popularmente como fruta do dragão, a pitaya tem ganhado espaço nas gôndolas do supermercado principalmente por seus nutrientes e baixa caloria.
Com a polpa grande e bonita, aliada aos benefícios alimentares, também virou uma das mais requisitadas frutas para aqueles que buscam cuidar do corpo e manter um estilo de vida saudável.
A pitaya possui escamas em sua casca, por isso recebe o nome de fruta do dragão. É uma fruta que prefere ambientes com clima tropical e subtropical, portanto, bem adaptada ao Brasil.
A pitaya possui uma série de benefícios, dentre eles:
O cultivo da pitaya depende principalmente da incidência de luz, umidade do ar e o clima do ambiente, que auxiliará na manutenção das condições ideais.
No Brasil, a espécie mais comum é a pitaya do cerrado. Ela tem casca vermelha e polpa branca, mas sua extração não vem de lá, a produção hoje em dia conta com estufas e monitoramento de suas condições, como luz, umidade e temperatura.
Dentre as variedades de pitaya mais conhecidas, citamos três:
Conhecida cientificamente como Hylocereus polyrhizus, possui sua polpa vermelha e casca rosada.
Academicamente conhecida por Hylocereus megalanthus, possui polpa branca e casca amarela.
E por último, a espécie Hylocereus undatus, tem a polpa branca e casca rosada.
O plantio da pitaya pode ser feito durante todo o ano, mas seguindo as condições de cultivo exemplificadas acima. Normalmente, a sua propagação é feita manualmente, utilizando partes da planta para gerarem novas plantas da mesma família.
O quilo da Pitaia pode variar entre R$16 até R$32, isso dependerá do supermercado, feira ou hortifruti. Por ser uma fruta que está em alta entre os influenciadores fitness, o preço pode oscilar dependendo da região.
A pitaia tem uma série de benefícios devido a sua alta carga nutricional. O alimento é rico em ômega 3, presente nas sementes, é rico em fibras e portanto auxilia o funcionamento do intestino. Além de ajudar na prevenção de osteoporose e anemia, devido às vitaminas ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.
Confira uma lista com os benefícios da pitaya: