Edital para leilão de arroz será publicado em até dez dias, diz ministro do desenvolvimento agrário
Certamente anterior foi anulado após suspeitas de irregularidades; produtores locais não veem necessidade de importar produto
Agência de notícias
Publicado em 13 de junho de 2024 às 07h59.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse na quarta-feira, 12, que umnovo edital para importação de arroz deverá ser lançado em 10 dias.Essa será a terceira tentativa de o goveno federal em fazer um leilão para comprar o produto. O último foi cancelado, nessa terça-feira, sob suspeita de irregularidades.
"Sai [o edital] em mais uma semana, 10 dias", disse o ministro, após se reunir com Fernando Haddad para discutir o plano safra.
A anulação do resultou na demissão do secretário de Política Agrícola do Minsitério da Agricultura, ex- deputado Neri Geller. Empresas ligadas a um ex-assessor de Geller saíram vitoriosos na disputa por lotes do produto.
O governo vai insistir com o leilão para oferecer arroz a preço subsiado, depois que as enchentes destruíram lavouras no Rio Grande do Sul. Entidades representativas dos produtores alegam que a medida não é necessária porque a colheita de arroz foi feita antes do período das cheias.