Agências

Merkel prevê 10 anos para Europa superar crise

Ela também enfatizou a importância da normativa constitucional que proíbe assumir novos créditos acima de um limite estipulado

Angela Merkel: 'Quase todos os grandes países europeus gastaram muito mais do que ganharam durante anos' (John Thys/AFP)

Angela Merkel: 'Quase todos os grandes países europeus gastaram muito mais do que ganharam durante anos' (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2011 às 12h55.

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse neste sábado que a Europa deve precisar de pelo menos dez anos para superar a crise da dívida que atinge o continente.

Em sua tradicional mensagem em vídeo dos sábados, Merkel afirmou que a dívida acumulou-se durante décadas, o que significa que 'não deixará de existir de um dia para o outro'. 'Provavelmente precisemos de uma década para ficarmos melhor'.

'Quase todos os grandes países europeus gastaram muito mais do que ganharam durante anos', declarou a chanceler alemã.

Ela também enfatizou a importância da normativa constitucional que proíbe assumir novos créditos acima de um limite estipulado. 'Por isso, também é tão importante que a Alemanha conte com um freio para a dívida. E, por isso, decidimos agora que todos os países da zona do euro imponham a si mesmos um freio à dívida'.

Merkel assinalou, no entanto, que não há motivos para o pessimismo no que se refere ao desenvolvimento econômico, mas ressaltou que, 'se a Europa não vai bem, a Alemanha também não'.

'Temos ainda muito trabalho, isso tenho de dizer', ressaltou a chanceler. Segundo ela, todos os países têm de se esforçar e fazer os deveres de casa.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelCrise econômicaEuropaPersonalidadesPolíticos

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame