Tecnologia

Zika pode ser transmitido ao bebê pela placenta, diz estudo

Cientistas brasileiros analisaram as células da placenta de uma mulher que havia apresentado sintomas do vírus e sofreu um aborto


	Bebês: análises detectaram pela primeira vez "a infecção de células da placenta pelo zika vírus e a transmissão pela placenta"
 (Thinkstock)

Bebês: análises detectaram pela primeira vez "a infecção de células da placenta pelo zika vírus e a transmissão pela placenta" (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2016 às 18h17.

Cientistas brasileiros confirmaram nesta quarta-feira que o zika vírus pode ser transmitido de mãe para filho através da placenta, em meio a um surto de microcefalia associado a este vírus, que mantém as autoridades sanitárias em alerta.

Pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Católica do Paraná analisaram as células da placenta de uma mulher que havia apresentado sintomas do vírus e sofreu um aborto no primeiro trimestre de gestação.

As análises detectaram pela primeira vez "a infecção de células da placenta pelo zika vírus e a transmissão pela placenta", informou a virologista e pesquisadora Claudia dos Santos.

"Embora não possamos relacionar estas descobertas aos casos de microcefalia e outras alterações congênitas, este resultado confirma a transmissão intrauterina do zika vírus" e pode ajudar no desenvolvimento de estratégias para bloquear o processo de infecção e/ou transmissão, acrescentou.

O Brasil atualizou hoje os dados sobre a microcefalia: existem quase 3.900 casos suspeitos, e o estado de Pernambuco, onde foi detectado o surto, no fim do ano passado, permanece à frente das estatísticas, com 1.306 casos suspeitos.

"Aparentemente, começamos a ver uma redução da curva de incidência na região Nordeste", destacou o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch.

Questionado sobre os possíveis riscos de que o zika vírus se propague com maior intensidade durante o Carnaval, Maierovitch disse que há muita especulação.

"A grande circulação de pessoas pelo país não deve ter um impacto muito importante, porque o vírus já está circulando", disse. "É importante insistir em medidas de proteção", como o uso de repelentes e roupas que evitem o contato com o mosquito.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeDoençasZikaBebêsMicrocefaliaGravidez

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint