Tecnologia

Xbox usado é vulnerável a roubo de dados, diz estudo

Pesquisadores da Universidade Drexel, nos Estados Unidos, conseguiram recuperar dados sensíveis armazenados no console antigo após utilizarem ferramentas comuns

Segundo os pesquisadores, os crackers mais modernos conhecem essa vulnerabilidade no Xbox 360 (Getty Images/Kevork Djansezian)

Segundo os pesquisadores, os crackers mais modernos conhecem essa vulnerabilidade no Xbox 360 (Getty Images/Kevork Djansezian)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2012 às 16h04.

São Paulo – Pesquisadores identificaram uma falha em aparelhos Xbox 360 usados que permite recuperar dados do cartão de crédito e pessoais mesmo após o console ter sido restaurado para as configurações padrões.

Os pesquisadores da Universidade Drexel, nos Estados Unidos, conseguiram recuperar dados sensíveis armazenados no console antigo após utilizarem ferramentas comuns.

Eles compraram um Xbox 360 usado e baixaram uma ferramenta básica de modificação e a utilizaram para explorar o console, obtendo acesso aos seus arquivos e pastas. Após um curto período, os pesquisadores conseguiram identificar e extrair as informações originais do cartão de crédito do antigo dono.

Segundo os pesquisadores, os crackers mais modernos conhecem essa vulnerabilidade no Xbox 360 e sabem como roubar os dados desta forma.

“A Microsoft faz um ótimo trabalho em proteger sua propriedade, mas não fazem o mesmo quando se trata de proteger os dados do usuário”, afirmou um dos pesquisadores em entrevista ao site Kotaku.

Para evitar o roubo de dados, os pesquisadores recomendam aos usuários que forem vender ou repassar seu Xbox 360, que removam os discos rígidos de seus consoles e que façam a limpeza do HD utilizando um software especial.

Acompanhe tudo sobre:GamesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftseguranca-digitalXbox

Mais de Tecnologia

Apenas 20% dos CFOs estão satisfeitos com os resultados dos investimentos em tecnologia

Meta negocia comprar 5% da EssilorLuxottica, dona da Ray-Ban que comprou a Supreme, diz WSJ

Meta abre dados do Instagram para estudo do impacto na saúde mental de adolescentes

O que é o Prime Day? Nos EUA, ele deve movimentar US$ 14 bilhões

Mais na Exame