Windows 11 de graça: Como saber se seu computador ou notebook é compatível
A Microsoft anunciou a nova versão do seu sistema operacional para computadores, mas ele não será compatível com qualquer aparelho; veja especificações mínimas requeridas pelo software ou verifique a compatibilidade com um programa da própria empresa
![](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2021/06/Windows-11.jpg?quality=70&strip=info&w=680)
Lucas Agrela
Publicado em 25 de junho de 2021 às 13h17.
Última atualização em 25 de junho de 2021 às 13h19.
Seis anos após a chegada do Windows 10, anunciado como a última versão do Windows, a Microsoft anunciou nesta semana a nova geração do seu sistema operacional para PCs, o Windows 11. A atualização será gratuita para todos os aparelhos compatíveis. Mas será que seu PC pode receber o novo sistema? Para responder a essa pergunta, a Microsoft oferece um programa que permite verificar rapidamente se seu computador ou notebook é ou não compatível com o Windows 11.
Chamado Verificação de Integridade do PC, o programa é simples, leve e tem usabilidade bastante intuitiva: basta instalá-lo e clicar em "Verificar Agora" para descobrir se seu aparelho tem compatibilidade com o novo sistema da Microsoft.
-(EXAME/Reprodução)
Como requisitos mínimos, a Microsoft exige que os computadores tenham:
- ,Processador de 64 bits ou SoC com velocidade mínima de 1 gigahertz (GHz) com 2 ou mais núcleos
- 4 gigabytes de RAM
- 64 GB ou mais de espaço na memória de armazenamento
- Tela de alta definição (720p) maior que 9 polegadas diagonalmente, 8 bits por canal de cor
- Firmware UEFI compatível com Inicialização Segura
- Placa gráfica: compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0
- Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0
A lista de requisitos específicos para os novos recursos do sistema Windows 11, como a compatibilidade com a internet 5G, é longa e está descrita, em detalhes, no site da Microsoft. A opção mais simples para quem não sabe, por sempre, qual é a versão do TPM do seu PC é instalar o programa de verificação de compatibilidade com o Windows 11. Vale notar que quem não puder instalar o novo sistema pode continuar com o Windows 10 no PC, uma vez que a Microsoft irá oferecer suporte para ele até 2025.
Quem quiser instalar já o Windows 11 precisará aderir, gratuitamente, ao programa de testes Insider. Há uma prazo de 10 dias para reverter a instalação e retornar ao Windows 10. Passado o prazo, será preciso instalar o sistema anterior novamente.