Wikipédia terá ferramenta de leitura para deficiente visual

Parceria com o Instituto Real de Tecnologia da Suécia deve lançar o recurso até 2017

São Paulo - Na semana passada, o Wikipedia anunciou uma parceria com o KTH (Instituto Real de Tecnologia da Suécia) para desenvolver uma ferramenta de leitura voltada para os usuários com deficiências visuais.

Com objetivo de tornar o conteúdo do Wikipedia acessível, a plataforma "Wikispeech" será desenvolvida por meio de crowdsourcing e em código aberto, permitindo que os usuários contribuam com a criação ferramenta.

A ideia é que todo o conteúdo da enciclopédia possa ser lido ouvido através de uma síntese de áudio, incialmente emitida em inglês, sueco e árabe, com lançamento previsto para o início de 2017.

Como a plataforma será desenvolvida de forma coletiva, é provável que após seu lançamento surjam novas versões em outros idiomas. A expectativa das empresas é que o software seja expandido para até outras 280 línguas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.