Tecnologia

Wikipedia irá processar NSA e departamento de Justiça dos EUA por programa de vigilância

A Wikipedia e outras oito organizações irão contestar o programa de vigilância em massa do governo americano

wikpedia (Reuters)

wikpedia (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2015 às 07h27.

A Wikipedia irá processar a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) e o departamento de Justiça americano, contestando o programa de vigilância em massa do governo local.

O processo, que será protocolado nesta terça-feira (10), alega que a vigilância da NSA do tráfego de internet nos Estados Unidos viola a primeira emenda da Constituição americana, que protege a liberdade de expressão e associação, além da quarta emenda, que protege os cidadãos de busca e apreensão sem motivos plausíveis.

O programa de vigilância da NSA, chamado de "Upstream", captura qualquer comunicação dos americanos com "cidadãos não americanos", para a obtenção de informações de inteligência sobre estrangeiros.

"Ao grampear a estrutura da internet, a NSA está atacando a estrutura da democracia", escreve Lila Tretikov, diretora executiva da fundação Wikimedia, em um post.

"A Wikipedia foi criada sobre a liberdade de expressão, inquérito e informação. Ao violar a privacidade de nossos usuários, a NSA está ameaçando a liberdade intelectual que é central para a capacidade das pessoas criarem e entenderem o conhecimento", afirma Tretikov.

Segundo a fundação Wikimedia, que mantém a Wikipedia, as praticas atuais da NSA excedem a autoridade que a lei que regula a coleta de informações de inteligência no exterior, editada em 1978 e revista em 2008, garantia à agência.

"Pedimos que a justiça ordene um fim para a rede de vigilância do tráfego da internet montada pela NSA", diz Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, em um artigo publicado na edição desta terça-feira do jornal The New York Times.

A Wikimedia e outras oito organizações, como a Human Rights Watch e Anistia Internacional, serão representadas no processo pela União Americana pelas Liberdades Civis.

Acompanhe tudo sobre:INFONSAWikipedia

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China