Tecnologia

Wikipedia ficará fora do ar por 24 horas em protesto

Dono da empresa marcou para quarta-feira paralisação contra projetos de lei americanos que visam combater a pirataria on-line

Jimmy Wales: "A Wikipédia irá protestar contra uma lei ruim na quarta-feira" (Wikimedia Commons/Joi Ito)

Jimmy Wales: "A Wikipédia irá protestar contra uma lei ruim na quarta-feira" (Wikimedia Commons/Joi Ito)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 05h54.

São Paulo - Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, anunciou em seu perfil no Twitter que as páginas em inglês do site ficarão fora do ar nesta quarta-feira para protestar contra os controversos projetos de lei americanos Sopa (Stop Online Piracy Act) e Pipa (Protect IP Act), que visam combater a pirataria on-line.

"Aviso aos estudantes! Faça sua lição de casa com antecedência. A Wikipedia irá protestar contra uma lei ruim na quarta-feira! #sopa", escreveu Wales na tarde desta segunda-feira.

Ainda na rede social, o fundador da Wikipedia anunciou que, em vez dos artigos em inglês, a Wikipedia provavelmente exibirá uma carta à comunidade, incentivando as pessoas a ligar e escrever ao Congresso americano. O protesto começará às 3 horas da manhã no horário de brasília.

O projeto de lei Sopa prevê que os serviços on-line sejam responsabilizados pelo conteúdo postado pelos usuários em suas plataformas sob pena de bloqueio do site ou mesmo de prisão do proprietário.

Google, Twitter, Facebook e Amazon e outras empresas da Internet também ameaçam paralisar suas operações por 24 horas em protesto ao projeto de lei, que tem o apoio da indústria de entretenimento e de parlamentares republicanos e democratas.

A Casa Branca também não vê os projetos de lei com bons olhos e declarou no sábado que, apesar de reconhecer a necessidade de leis para combater pirataria on-line, teme projetos que poderão levar à censura, causar problemas de segurança de rede e criar entraves à inovação.

Acompanhe tudo sobre:InternetPolítica no BrasilProtestosSitesWikipedia

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble