Tecnologia

Volvo vai trocar chave de carros por aplicativo em 2017

Aplicativo poderá dar partida e abrir portas dos veículos da montadora

Volvo: novos carros terão opção sem chave física (Reprodução/YouTube)

Volvo: novos carros terão opção sem chave física (Reprodução/YouTube)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 11h06.

São Paulo – A montadora Volvo anunciou que vai trocar a tradicional chave para abrir e dar partida em carros por um aplicativo para smartphones. A empresa informou que lançará um número limitado de veículos com o recurso a partir de 2017. 

O aplicativo fará com que o smartphone se conecte ao sistema veicular da Volvo por Bluetooth para trocar as chaves de acesso entre os dois aparelhos.

Será possível emprestar a chave do veículo para um amigo de forma totalmente virtual. Para isso, seria preciso que a pessoa baixasse app da Volvo e você, então, compartilhasse com ela o código que funciona como uma chave digital para o seu carro. Não é preciso estar perto do seu amigo para emprestar a chave do carro para ele, isso pode ser feito via internet.

"A chave digital dos carros da Volvo vai transformar o compartilhamento de veículos em algo simples e conveniente", de acordo com a montadora, em seu blog oficial. 

A empresa informa ainda que os usuários do app poderão receber mais de uma chave digital para acessar diferentes carros da Volvo, o que facilitará o aluguel de veículos, por exemplo.

Algo que a companhia não informou é como isso vai funcionar caso você deixe o seu carro em um estacionamento com manobrista.

O sistema sem chaves da montadora será testado nos próximos meses na Suécia e os primeiros modelos de veículos com essa tecnologia estão previstos para chegar ao mercado no ano que vem.

Chaves físicas continuarão a ser oferecidas aos consumidores que as quiserem, segundo a marca.

Confira o vídeo de divulgação da chave digital da Volvo a seguir.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros high techEmpresasIndústria eletroeletrônicaMontadorasSmartphonesVeículosVolvo

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia