Tecnologia

Viu anúncios na Wikipedia? Seu PC pode estar infectado

A Wikipedia alerta: se você viu anúncios na enciclopédia é possível que seu computador tenha sido contaminado por um programa maligno

A Wikipedia não exibe anúncios, mas eles às vezes aparecem, e a culpa pode ser de algum malware (Reprodução/Wikipedia)

A Wikipedia não exibe anúncios, mas eles às vezes aparecem, e a culpa pode ser de algum malware (Reprodução/Wikipedia)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 17 de maio de 2012 às 18h59.

São Paulo — Internautas que viram anúncios na Wikipedia podem ter tido seus computadores infectados por algum malware. Quem alerta é Philippe Beaudette, chefe de relações com os leitores da Wikipedia.

Num artigo publicado no blog da Wikipedia, Beaudette diz que a equipe responsável pela enciclopédia tem recebido reclamações sobre programas malignos que injetam anúncios indevidamente nas páginas do site. Um deles é uma extensão para o browser Chrome, do Google, chamada “I Want This”.

Essa extensão pode ser desativada com relativa facilidade (basta abrir o menu de ferramentas do Chrome e clicar em Ferramentas/Extensões). Mas Beaudette afirma que pode haver outros programas nocivos entranhados no sistema operacional. Nesse caso, vale fazer uma varredura com um antivírus.

A Wikipedia é conhecida como o melhor exemplo de serviço realmente grátis na web. Ela não tem versão paga e não publica anúncios. Os únicos banners, nela, são pedidos de doações. Mas, mesmo num computador livre de malware, ainda é possível que algum anúncio apareça indevidamente na enciclopédia em certas situações.

Alguns serviços de acesso grátis à internet injetam linhas de código nas páginas da web, provocando a exibição dos anúncios. A empresa RG Nets, por exemplo, fabrica um equipamento que faz exatamente isso. Ele é fornecido a hotéis, restaurantes e outras empresas que oferecem internet grátis a seus clientes. 

Acompanhe tudo sobre:crimes-digitaisInternetseguranca-digitalSitesWikipedia

Mais de Tecnologia

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal