São Paulo – Um novo filme, de aproximadamente seis minutos, dirigido pelo designer e cineasta Keiichi Matsuda, revela de forma chocante como a tecnologia pode se transformar em algo extremamente caótico e perturbador no futuro.
O vídeo conceitual, chamado Hyper-Reality (ou Hiper-Realidade, em tradução livre), traz uma “visão caleidoscópica e provocativa do futuro, na qual as realidades física e virtual se misturam e a cidade fica saturada de mídias”, conforme explica o site de divulgação do filme.
A produção apresenta uma perspectiva futurística da realidade aumentada, tecnologia que tem o objetivo de mesclar o mundo real e o virtual e pode ser experimentada por meio de dispositivos como o Google Glass .
A ideia é que ao vestir esses tipos de óculos o usuário enxergue um ambiente simulado, com diversas possibilidades de interação e tenha uma interpretação totalmente diferente da que ele teria sem as lentes.
Sob o ponto de vista da realidade aumentada, o filme de Matsuda faz uma crítica sobre os avanços tecnológicos, mostrando como eles podem se transformar em uma verdadeira tirania para seus consumidores, com todos seus anúncios, efeitos visuais e excesso de informações .
Confira a seguir o vídeo:
O projeto foi pago por meio de uma campanha bem-sucedida no Kickstarter, plataforma de financiamento coletivo.
Esse é o trabalho mais recende de Keiichi Matsuda, que já realizou antes outras produções reconhecidas internacionalmente, sempre com foco nas implicações das novas tecnologias sobre as percepções humanas.
Para elaborar suas instalações, vídeos e objetos de design, Matsuda criou um estúdio multidisciplinar que investiga os limites de dissolução entre o mundo virtual e físico e utiliza conceitos da arquitetura, tecnologia e mídias interativas para propor novos olhares sobre as cidades.
Seus trabalhos já foram expostos em museus consagrados, como o Victoria & Albert Museum de Londres, o Instituto de Arte de Chicago, o MoMA de Nova York, além da Xangai Expo, feira realizada anualmente em Xangai que é conhecida mundialmente. Além disso, o cineasta já ganhou vários prêmios de design, desenho, inovação e cinema.
- 1. Mulher usa óculos do Google
1 /8(Project Glass)
São Paulo – Diariamente, “exploradores” do
Google Glass têm divulgado vídeos e fotos capturadas com os óculos de realidade aumentada do
Google . O
vídeo original de anúncio do dispositivo mostra um jovem moderninho, que quer aprender a tocar um inusitado instrumento musical. Depois de comer com um amigo em um descolado Food Truck, caminhões que servem versões gourmets de comidas de rua, o usuário então realiza uma serenata virtual para sua namorada. E é justamente o clima “cool” deste vídeo que fez com que os óculos virassem alvo de paródias internet afora. Em uma breve busca no
YouTube , é possível encontrar dezenas de vídeos que satirizam a utilização dos óculos do Google. Confira nesta galeria algumas das melhores paródias do Google Glass.
2. Uma nova forma para se machucar 2 /8
O vídeo do inglês Tom Scott contabiliza 2,6 milhões de visualizações e mostra como os óculos de realidade aumentada podem ser prejudiciais para os mais distraídos. Enquanto caminha por uma rua, o usuário é convidado por um colega de quem não é fã. Intempestivo, vocifera algo como “esse chato não”. Contudo, ao invés das palavras se perderem no vento, o Glass faz o favor de enviá-las ao contato original. Ao perceber a trapalhada, o usuário se encontra com um poste.
3. Projeto Glass, a paródia 3 /8
Ao invés da vida organizada e limpa do jovem que aparece no vídeo original do Google, o feito por um usuário chamado GradLife mostra uma vida mais próxima da real. O jovem em questão acorda doente, em uma república bagunçada e suja. No fim do dia do usuário, que está em cima de um prédio vendo o pôr-do-sol, o jovem, sem querer, inicia uma vídeo-chamada com sua namorada.
4. Google Glass ciumento 4 /8
Neste vídeo, o usuário terá de lidar com o ciúme do Google Glass que não permite que ele acesse o Facebook, além de oferecer direções confusas para os destinos solicitados. No fim, ao tentar procurar por uma receita para omelete, o usuário sente na pele a ira do Glass que revelou ter visto o jovem flertando com a Siri, assistente de voz dos produtos da Apple.
5. Google Glass fofoqueiro 5 /8
O vídeo começa mostrando o usuário tomando um café e comendo um pãozinho em uma pacata manhã ensolarada. Eis que de repente, pensa em sua esposa e quer saber onde ela está. Sem hesitar, o Google Glass revela que ela está há poucos metros, acompanhada de Steve, um amigo do usuário. Ao perceber a traição, o homem sai correndo até que os encontra no meio da rua.
6. Google Glass indiscreto 6 /8
Depois de escovar os dentes, o usuário tem que lidar com um insistente Google Glass que, ao invés de conectar ao Facebook conforme solicitado por seu dono, pergunta se ele não deseja acessar o Google Plus, rede social do Google. Irritado com a notificação, o usuário se distrai e acaba tropeçando em uma caixa de papel. Enquanto tenta tuítar para contar ao mundo da sua queda, o homem queima o dedo com água quente e, sem querer, tuíta uma série de palavrões. No banheiro e atrasado para uma reunião, recebe então uma ligação de um colega e, sem querer, aciona a vídeo-chamada que mostra ao colega o cômodo de onde ele está falando.
7. Menção honrosa 7 /8
Paródia que mostra como seriam os óculos inteligentes desenvolvidos pela Microsoft, este vídeo mostra o sofrimento de um usuário tentando se organizar em uma tela cheia de notificações e que conta ainda com o icônico, e não menos simpático, Clippy, assistente do Microsoft Office.
8. Agora veja os dispositivos que abriram caminho para o iWatch 8 /8(Antonio De Rosa)