Trem de alta velocidade Hyperloop começa a ganhar vida na Europa

Transporte de alta velocidade idealizado por Elon Musk pode viajar a até 1.500 kmh

São Paulo – O Hyperloop, um meio de transporte tubular de alta velocidade para pessoas e carros, começa a ganhar vida na Europa. A República Tcheca anunciou hoje um acordo de exploração imediata para a construção desse sistema de transporte, que foi idealizado pelo bilionário sul-africano Elon Musk, CEO e fundador da Tesla Motors e da SpaceX.

De acordo com a Hyperloop Transportation Technologies, o plano é conectar a cidade de Brno a Praga e a Bratislava, na Eslováquia. A viagem de Brno a Bratislava hoje demora uma hora e meia. Com o Hyperloop, ela durará apenas 10 minutos.

Este é o primeiro acordo da Hyperloop com cidades de dois países, o que dá vida à visão da empresa de conectar diferentes pontos da Europa.

rota-do-hyperloop Hyperloop: trem de alta velocidade vai ligar Eslováquia a República Tcheca

Hyperloop: trem de alta velocidade vai ligar Eslováquia a República Tcheca (Hyperloop/)

"Agora que já resolvemos todas as questões técnicas, é crucial para nós colaborar com governos em todo o mundo", afirmou Dirk Ahiborn, CEO da Hyperloop Transportation Technologies.

Ainda não há uma prazo definido para a conclusão da obra que viabilizará o Hyperloop entre as cidades europeias.

Hyperloop

O projeto desse trem de alta velocidade foi idealizado por Elon Musk, mas permanece como de domínio público, sem registro de patentes. As empresas que quiserem tornar o veículo realidade podem fazê-lo sem pagar os devidos direitos a Musk, como é o caso da Hyperloop Transportation Technologies, que prepara a estrutura para os trens.

O veículo pode atingir velocidade de até 1.500 kmh por meio de uma combinação de aerodinâmica e ventiladores para diminuir a resistência do ar.

Musk idealizou o projeto do Hyperloop após se desencantar com o futuro dos trens de alta velocidade da Califórnia, que teriam custo de 70 bilhões de dólares. Seu transporte tubular custaria cerca de 6 bilhões de dólares para transportar pessoas ou 10 bilhões para transportar carros.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.