Tecnologia

Veja como uma inteligência artificial aprende a jogar Mario Kart

Sistema mistura tentativa e erro com um pouco de teoria da evolução de Darwin

mariokart (Reprodução)

mariokart (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 14h43.

Criada pelo cientista da computação Seth Bling, a inteligência artificial MarI/O já consegue passar sem problemas da primeira fase de Super Mario Land. Mas agora o desafio é outro: ela está aprendendo a se virar sozinha em Super Mario Kart, o game de 1992.

O evento todo está sendo transmitido ao vivo pelo Twitch, e no vídeo dá para ver que o jogador-máquina ainda tem dificuldade com as curvas – tanto que, em todas as voltas, leva o carro para dar um passeio pela areia. Mas pelo Twitter, Bling contou que MarI/O já conseguiu terminar uma corrida da categoria 50cc em segundo lugar.

O sistema de aprendizagem automática feito pelo cientista é composto de uma rede neural artificial. De certa forma, ele mistura uma base de tentativa e erro com um pouco da teoria da evolução de Darwin. Cada corrida perdida (ou fase mal-sucedida, no caso do jogo de plataforma) consiste em uma geração da linhagem de uma espécie. As falhas são deixadas para trás, e só os genomas úteis são aproveitadas por MarI/O.

Apesar de levemente complexo, todo o código fonte do projeto foi disponibilizado por Bling no Pastebin. Foi essa que abertura permitiu que um usuário identificado como Winterbunny o modificasse e criasse esse script, capaz de fazer a máquina jogar Mario Kart.

MarI/O, porém, deve levar algum tempo até conseguir uma vitória no Mario Circuit 1, em especial devido a aleatoriedade dos itens pela pista. O game está longe de ser constante como a primeira fase de Super Mario Land, e mesmo no jogo de plataforma a inteligência artificial precisava reaprender tudo quando passava de fase. Ainda assim, a experiência é bem interessante. Vale acompanhar as tentativas no streaming abaixo e explicação do “pai” do sistema no outro vídeo, que está em inglês.

http://www.twitch.tv/sethbling/embed

Acompanhe tudo sobre:EmpresasGamesINFOInteligência artificialNintendo

Mais de Tecnologia

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

Mais na Exame