Veja como vai ficar o Facebook depois da reforma
O Facebook está passando por uma reforma radical e ganhando novos recursos. Veja como vão ficar as páginas com a Timeline e o painel Novidades
Maurício Grego
Publicado em 23 de setembro de 2011 às 17h22.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h30.
São Paulo — O Facebook anunciou, nesta semana, uma reforma radical no site. O Feed de Notícias passa a exibir só as atualizações principais, enquanto aquelas consideradas menos importantes vão para o novo painel Novidades. Já o antigo perfil de usuários deu lugar à nova Timeline. Essa página mostra, em ordem cronológica, os conteúdos relacionados com o usuário na rede social, contando a história da pessoa por meio de fotos, textos e outros elementos. A Timeline começa com uma grande foto no alto da página (imagem ao lado), que pode ser trocada pelo usuário com poucos cliques.
A Timeline é uma longa página que pode ser rolada verticalmente. Nesta imagem, dois trechos dela são exibidos lado a lado. Os conteúdos mais recentes aparecem primeiro. Conforme se rola a página, coisas mais antigas vão sendo mostradas, até chegar ao ano de nascimento da pessoa. O Facebook exibe, na Timeline, os conteúdos que já estão na rede social. Mas o usuário pode acrescentar fotos e outros elementos manualmente. Para isso, basta clicar na linha vertical que divide a página ao meio. Ao fazer isso, surge um menu com opções para acrescentar fotos, lugares e eventos em categorias como empregos, relacionamentos e locais de residência. Outro menu. fora da linha do tempo, à direita, permite ir diretamente a um ano ou mês específico.
No alto da Timeline, há uma série de quadrinhos que permitem filtrar as informações por tipo de conteúdo. Clicando num deles, é possível ver só as fotos, os amigos, os assinantes da pessoa ou as coisas que ela curtiu, por exemplo. Alguns desses itens são organizados em categorias. Na imagem ao lado, por exemplo, estão coisas que Mark Zuckerberg curtiu na categoria Música. Junto com os filtros disponíveis, o Facebook lista os aplicativos que a pessoa usou recentemente. Clicando num deles, o Facebook mostra atividades relacionadas com ele. Se for um aplicativo que exibe notícias, por exemplo, são mostradas as últimas notícias vistas. Se for um e-reader, aparecem os últimos livros que a pessoa terminou de ler.
Para colocar toda a vida de uma pessoa numa única página, o Facebook oculta itens considerados menos importantes. Rolando a página, nota-se que os elementos mais recentes são exibidos de forma mais completa, enquanto os mais antigos tendem, às vezes, a ficar escondidos. Fotos grandes às vezes são mostradas apenas parcialmente. Clicando numa delas, surge a imagem completa. Álbuns com muitas fotos também são mostrados parcialmente. Para ver tudo, é preciso clicar numa das fotos, abrindo o visualizador de imagens. Em cada elemento, há dois pequenos botões (visíveis no canto superior direito desta imagem). Um deles serve para deixar o conteúdo sempre visível, e, o outro, para removê-lo ou ocultá-lo.
A Timeline lista os novos amigos incluídos como contatos em cada ano, assim como as mensagens postadas no mural da pessoa. Lista, ainda, coisas que a pessoa curtiu naquele período. Lugares registrados no Facebook Places aparecem marcados num mapa. Coisas que estavam especificadas no perfil, como a data de nascimento e a de formatura, também são exibidas no ano correspondente. Junto, fica um retângulo com a frase “Add a Photo”, convidando o usuário a acrescentar uma foto daquela época. Quando não há conteúdo sobre um determinado ano – algo que tende acontecer com os anos anteriores à entrada da pessoa no Facebook – a Timeline mostra um espaço vazio. O usuário tem a opção de acrescentar novos itens clicando na linha vertical central.
Os aplicativos aparecem com bastante destaque na Timeline. O Facebook está anunciando um novo recurso chamado Open Graph. Ele permite que um aplicativo relacione uma pessoa a um objeto. Assim, o nome da pessoa fica ligado aos livros que ela leu num e-reader, aos filmes a que ela assistiu num aplicativo de vídeo e às canções que ela ouviu por meio de um serviço de música na internet, por exemplo. Observando a Timeline de alguém, pode-se vem o que a pessoa andou fazendo com os aplicativos. Ao apresentar as novidades na quinta-feira, Mark Zuckerberg disse que isso deve levar os usuários a descobrir novas músicas, filmes e outros conteúdos com base nas preferências dos amigos. Ele chamou isso de “realtime serendipity”, a habilidade de fazer descobertas interessantes instantaneamente.
O Facebook também está mudando a maneira como as novidades são mostradas no Feed de Notícias. Agora, só as atualizações consideradas mais relevantes serão exibidas nele. As outras poderão ser vistas num novo quadro no canto superior direito da página, o painel Novidades. Tudo que os amigos publicam vai sendo mostrado nele instantaneamente, de modo que as notícias tendem a rolar com certa rapidez. Clicando numa delas, é possível escrever comentários e ler os que foram escritos por outras pessoas.