Tecnologia

Vai um cd pela web?

INFO testou oito lojas online de cds. Veja quem se deu bem e quem decepcionou

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.

Comprar certas coisas pela internet ainda pode ser complicado, mas cds é uma barbada: fácil, rápido e supercômodo. Foi o que INFO comprovou ao testar o desempenho de oito lojas online brasileiras na hora de comprar um simples cd. Pedimos ajuda aos Titãs para verificar como Americanas.com, CD Express, CD Point, Fnac, Saraiva, Siciliano, Som Livre e Submarino estão tratando o consumidor na internet. Tudo - absolutamente tudo - está bem melhor do que o observado em nosso teste anterior de compras de cds, realizado em fevereiro de 2000. Agora as informações sobre os produtos e as regras de venda dos sites estão muito mais completas. As entregas, então, nem dá para comparar. Antes, quando a mercadoria demorava três dias para chegar ao destino, o prazo era considerado bom e a entrega rapidíssima. Hoje em dia, no entanto, a coisa mudou: para brilhar, é preciso entregar em menos de 24 horas.

O campeão do teste de INFO foi o Submarino (veja teste do infolab). Além de ter levado apenas 17 horas para pôr na nossa mão o disco dos Titãs A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, comprado no dia 29 de novembro de 2001 em São Paulo (SP), o site mostrou um preço bem competitivo (14,90 reais pelo cd, mais 2,30 reais pelo frete). O Submarino mereceu nota máxima no teste, assim como a Americanas.com, mas o Submarino foi a escolha de INFO devido à riqueza de informações na hora da compra. Dá para encontrar no site resenhas de críticos, opinião dos consumidores, lista de músicas do cd, amostras nos formatos Windows Media e Real Player de todas as faixas e um atendimento online, em tempo real, de fazer inveja à grande maioria dos concorrentes brasileiros.

Na Americanas.com a entrega não chegou a demorar - foram pouco mais de 20 horas. O preço do cd também foi bom, praticamente igual ao do Submarino (somente um centavo de diferença), mas no capítulo informações sobre os produtos à venda a Americanas ficou devendo. Só mostrou a lista das músicas do disco.

Logo atrás de Submarino e Americanas aparece a Saraiva, na terceira colocação. A loja não comprometeu em nenhum dos itens analisados e ficou com nota 4,5, faltando pouco para entrar no primeiríssimo pelotão. Siciliano e Som Livre apareceram numa posição intermediária. Não comprometem, mas também não surpreendem. Fnac, CD Point e CD Express, esta última na lanterninha, mostraram que precisam melhorar suas operações um bocado para atender as exigências dos consumidores do mundo virtual.

Como o Submarino, a loja virtual da Som Livre mereceu destaque na hora de fornecer ao consumidor dados completos sobre o produto e a compra. Desde que se tornou uma loja multimarca, passando a comercializar cds de diversas gravadoras, a Som Livre vem evoluindo sem parar em diversos quesitos. No outro extremo da tabela, a Fnac marcou um belo gol contra pela ausência de dados sobre o cd e pela navegabilidade um pouco confusa de sua página.

Cadê as grandes ofertas?
A internet já não é mais tão atraente ao consumidor quando se fala do preço das mercadorias. As pechinchas extraordinárias do ano passado praticamente acabaram. Em muitas áreas, como eletroeletrônicos, hoje os preços da internet são piores do que os das lojas de tijolo e cimento. O preço médio do novo cd dos Titãs nas lojas online do nosso teste, em torno de 17 reais, foi o mesmo de diversas lojas espalhadas pelo Brasil. Quando lembramos que existe o frete, vemos que a era das pechinchas realmente acabou.

Quando o assunto é preço, aliás, a grande mancada do teste de INFO ficou por conta da CD Express, seja pelo valor do disco (exorbitantes 32,90 reais) ou pelo frete (absurdos 5 reais). A CD Point também mereceu nota baixa nos dois itens (23,90 reais pelo cd mais 4,04 reais pelo frete), mas pelo menos compensou na hora de entregar o produto (dois dias). Já a CD Express também errou feio na logística (o cd chegou nada menos que 11 dias depois de a compra ter sido realizada) e até na hora da cobrança, tendo de recorrer ao telefone para perguntar quais os três dígitos verificadores que ficam atrás do cartão de crédito do comprador - não logo depois da compra, mas quatro dias depois de o pedido ter sido realizado.

Vale ressaltar ainda que o teste foi feito justamente na época das compras de Natal, com o intuito de medir o desempenho dos sites em situações de grande movimento.

Fugindo do Leão
Comprar cds em lojas do exterior pela web já foi algo vantajoso no passado. Hoje, vale a seguinte regra: se o cd estiver à venda no Brasil, agarre-o sem pensar duas vezes. Só vale a pena recorrer aos sites de fora se o que você quer é muito raro por aqui. A principal desvantagem é em relação aos preços. Além da taxa de envio da própria loja, há também os impostos. Segundo a Receita Federal, todo produto importado, com exceção de livros e remédios, está sujeito a uma alíquota de 60% sobre seu valor bruto. INFO visitou o site da CD NOW em 29 de novembro de 2001 e comprovou que a brincadeira sai cara mesmo. Convocamos a Madonna para nos ajudar, com a coletânea Ghv2 por 13,28 dólares. Pelas regras da CD NOW não há delivery regular para o Brasil, mas as modalidades Standard, que custa 6,48 dólares para entrega em até 14 dias (em teoria, pois até o dia 21 de dezembro, ou 22 dias depois da compra, o cd ainda não havia chegado), ou Upgrade (28,98 dólares e entrega em até cinco dias). Ou seja, os 13,28 dólares (33,20 reais) podem se transformar em 50,22 dólares (125,55 reais). No Submarino, o mesmo cd custa 17,90 reais. Uma dica: cds de até 50 dólares podem escapar do Leão, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas.


Americanas.com

CD Express

CD Point

Fnac

Saraiva

Siciliano

Som Livre

Submarino

Tempo de entrega

Dias

1

11

2

2

2

2

2

1


Preço (R$)

Valor do CD
Valor do frete
Total

14,90
2,31
17,21

32,90
5
37,90

23,90
4,04
27,94

17,50
3,20
20,70

14,80
2,50
17,30

16
2,50
18,50

17,50
2,90
20,40

14,90
2,30
17,20


Informações
sobre a compra


Avaliação final (1)


Endereço na web
www.
americanas. com.br
www.
cdexpress. com.br
www.
cdpoint. com.br
www.
fnac. com.br
www.
saraiva. com.br
www.
siciliano. com.br
www.
somlivre. com.br
www.
submarino. com.br

PÉSSIMO

FRACO

REGULAR

BOM

ÓTIMO

(1)
Média ponderada considerando os seguintes itens e respectivos pesos: Tempo de entrega (40%), Preço (40%) e Informações sobre a compra (20%)

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal

O paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo