twitter (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 25 de abril de 2014 às 15h11.
Entre os mais de 241 milhões de usuários em todo o mundo, o Brasil se destaca como um dos cinco principais mercados do Twitter em termos de usuários. Mas essa interação deve aumentar com a chegada da Copa do Mundo no país.
Uma análise realizada pelo Twitter aponta que 99% dos usuários brasileiros vão acompanhar os jogos da Copa destes, 3 em cada 4 pretendem assistir a mais jogos este ano do que assistiram em 2010. Metade desses usuários segue perfis de clubes de futebol. Jogadores, canais de esportes e marcas patrocinadoras também são seguidos pelos internautas.
Os dados deste estudo são parte de uma pesquisa global do Twitter que considerou uma amostra de 1.007 internautas no Brasil.
Segundo a pesquisa, 95% dos usuários brasileiros irão acompanhar a transmissão da Copa pela TV. Mas nem por isso devem se distanciar da internet durante as partidas: 49% acreditam que as hashtags no Twitter ajudam a ficar por dentro do que passa na televisão.
Twitter e a Copa do Mundo 2014
A ligação do Twitter com a Copa do mundo fica ainda mais evidente quando analisadas principalmente as hashtags no microblog.
Um estudo da agência A2 Comunicação, divulgado com exclusividade pela INFO, mostra que a relação entre a Copa do Mundo da Fifa 2014 e o Twitter é ainda mais forte devido ao movimento Não vai ter Copa, que é frequentemente debatida nas redes sociais.
A agência analisou a movimentação no Twitter na semana do dia 7 ao dia 14 de abril. E a principal conclusão foi de que, ao menos em termos de hashtags na rede de microblogs, o movimento contrário ao mundial de futebol é bem mais forte do que aquele que apoia a realização: foram 1.148 tuítes com #NãoVaiTerCopa, contra apenas 496 com #VaiTerCopaSim, segundo o estudo.
Estatísticas: Twitter x Copa
4 em cada 5 vão assistir aos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 com amigos
80% dos usuários fazem alguma atividade relacionada a futebol
40% retweetaram mensagens de jogadores e clubes
76% já compraram ou pretendem comprar artigos oficiais da Copa
58% afirmaram que as notícias são divulgadas com mais rapidez no Twitter