Tecnologia

Uso de assinatura digital Gov.BR cresce 90% no primeiro semestre de 2025 e chega a 95 milhões

No mesmo período de 2024, foram realizadas 50 milhões de assinaturas; serviço permite assinar documentos com validade jurídica, de maneira gratuita e sem a necessidade de deslocamento

Assinatura digital na plataforma Gov.BR foi lançada em novembro de 2020 (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

Assinatura digital na plataforma Gov.BR foi lançada em novembro de 2020 (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

Publicado em 23 de julho de 2025 às 13h19.

A utilização do serviço de assinatura digital da plataforma Gov.BR registrou um crescimento de 90% no primeiro semestre de 2025, em comparação com mesmo período de 2024. Entre janeiro e junho deste ano, o sistema federal foi utilizado 95 milhões de vezes – contra 50 milhões no ano passado, segundo dados do governo.

Esse serviço foi desenvolvido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e lançado em novembro de 2020.

Desde então, a assinatura via plataforma Gov.BR tem sido cada vez mais adotada pela sua praticidade, conveniência e gratuidade. Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, "a assinatura Gov.BR é uma ‘mão na roda’ para as pessoas e, por isso, cresce tanto. Não precisa imprimir e nem se deslocar; o serviço pode ser usado pelo celular em qualquer lugar".

Cada assinatura é individualmente associada ao signatário e possui um alto nível de confiança e proteção, certificados pelo sistema do governo federal. Além disso, o documento assinado digitalmente possui validade jurídica, equiparando-se a físico, conforme a legislação vigente.

Quem pode utilizar a assinatura digital do Gov.BR?

Qualquer cidadão pode utilizar esse serviço. Entretanto, para assinar documentos digitalmente é necessário ter uma conta de nível Prata ou Ouro na plataforma Gov.BR. Depois, basta seguir o passo a passo que está no portal do governo federal.

Enquanto a Prata pode ser obtida com o reconhecimento facial, que compara a foto do usuário com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou por meio da validação de dados em bancos credenciados, a conta Ouro oferece acesso a todos os serviços públicos digitais e exige o reconhecimento facial via dados da Justiça Eleitoral, QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Quais outros serviços existem no Gov.BR?

A plataforma do governo federal oferece acesso a mais de 4.500 serviços digitais federais e outros 8.700 serviços estaduais e municipais. Além da assinatura digital, outros serviços populares incluem o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e a Carteira Digital de Trânsito.

Acompanhe tudo sobre:BrasilTecnologiaServiçosInclusão digital

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA