Tecnologia

Um único Windows para tudo? Não é bem assim

Alguns noticiários divulgaram que a Microsoft vai ter um único sistema operacional para PCs, smartphones e consoles Xbox. Mas não é bem assim


	Satya Nadella: uma declaração do CEO da Microsoft confundiu parte da imprensa
 (Divulgação)

Satya Nadella: uma declaração do CEO da Microsoft confundiu parte da imprensa (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 30 de setembro de 2014 às 17h59.

São Paulo -- A notícia de que a Microsoft teria um único Windows para PCs, smartphones, tablets e consoles Xbox apareceu em vários sites da web ontem. Mas, como o CEO Satya Nadella esclareceu depois, múltiplas variantes do sistema vão continuar existindo.

O que confundiu uma parte da imprensa foi uma declaração de Nadella durante a divulgação de resultados financeiros da Microsoft, na terça-feira:

"Vamos afinar a próxima versão do Windows de três sistemas operacionais para um único sistema operacional convergente para telas de todos os tamanhos”, disse (uma transcrição da apresentação pode ser baixada no site da Microsoft).

A frase virou manchete em sites de notícias. O esclarecimento só veio na sessão de perguntas e respostas após a divulgação dos resultados:

“Nossa estratégia de produto vai continuar sendo segmentada”, disse Nadella em relação ao Windows. “Vamos ter múltiplos produtos para empresas, para fabricantes de equipamentos e para usuários. Vamos detalhar isso mais adiante.” 

Traduzindo: nada de Windows único para todos os dispositivos. Tendo isso em mente, vale observar que a Microsoft tem mesmo um plano para aproximar as diversas variantes do Windows.

Mary Jo Foley, especialista em Microsoft da ZD Net, faz uma lista do que Nadella aparentemente quis dizer:

Equipe — Desde julho de 2013, o desenvolvimento das diversas variantes do Windows está a cargo de um único departamento da Microsoft, liderado por Terry Myerson.

Núcleo — Todas as variantes do Windows estão sendo construídas sobre um mesmo núcleo de software. O grupo responsável para cada produto – Windows Phone, Xbox, Windows 8 etc. – faz os acréscimos adequados àquela plataforma específica.

Loja — Apps para smartphones, tablets e PCs serão oferecidos numa única loja de aplicativos. Isso deve começar em 2015 com o lançamento do Windows 9 e do Windows Phone 9. O Xbox, até onde se sabe, continuará tendo uma loja à parte.

Desenvolvimento – A Microsoft já divulgou que trabalha para que desenvolvedores possam criar apps compatíveis com as diversas variantes do Windows, os chamados aplicativos universais do Windows.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGamesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftSatya NadellaSoftwareTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10Windows 8Windows PhoneXbox

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA