Tecnologia

Uber muda regras e usuário pode pagar até R$ 20 para cancelar uma viagem

O tempo de tolerância para realizar um cancelamento gratuito no aplicativo também diminuiu

Uber: aplicativo de transporte está operando sob novas regras de cancelamento (Simon Dawson/Reuters)

Uber: aplicativo de transporte está operando sob novas regras de cancelamento (Simon Dawson/Reuters)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 24 de setembro de 2020 às 17h09.

Última atualização em 24 de setembro de 2020 às 20h12.

A Uber está operando sob novas regras desde o início desta semana. O aplicativo de transporte atualizou algumas de suas políticas para evitar cancelamentos de solicitações de viagem feitas pelos usuários no app para incluir a categoria Uber Flash, de entregas e retiradas de encomendas. Com as mudanças, quem cancelar uma corrida pelo aplicativo poderá pagar uma taxa de até 20 reais.

A companhia informou as novas regras em e-mails enviados para os usuários nos últimos dias. Na mensagem, a Uber informa que o limite de tempo de cancelamento gratuito das viagens solicitadas pode ser de até 2 minutos, dependendo da região em que o usuário está. Caso o tempo seja extrapolado, o aplicativo cobrará uma taxa mínima no valor de 5 reais.

A grande novidade é que este valor não será fixo. Essa penalização poderá chegar a até 20 reais dependendo de quanto tempo o usuário deixe o motorista esperando antes de realizar o cancelamento da viagem. O cálculo também leva em conta a distância percorrida pelo motorista desde a solicitação da viagem até o momento do cancelamento.

Outro ponto importante, e informado pela Uber somente após a publicação desta reportagem, é que este valor varia de acordo com a região. O limite de 20 reais é válido para a cidade de São Paulo. Em algumas cidades da região nordeste, o valor pode ser de 12 reais. A companhia não especificou detalhes sobre os tipos de cobrança.

Caso o usuário que esteja por trás do aplicativo opte por realizar os pagamentos em dinheiro, a dívida deverá ser paga na próxima viagem realizada pelo aplicativo de transporte. Se o usuário estiver utilizando cartões como método de pagamento, a taxa será descontada automaticamente.

As novas regras da Uber vão ao encontro de solicitações antigas de motoristas cadastrados no aplicativo, como mais práticas de segurança. Nos últimos meses, a companhia vem tentando atender algumas das demandas dos condutores. Recentemente, a empresa anunciou uma parceria para o fornecimento de uma linha de crédito dedicada exclusivamente aos motoristas e entregadores da plataforma.

Acompanhe tudo sobre:AppsUber

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários