Tecnologia

Uber e Linx fecham parceria para evitar que clientes fiquem a pé em panes mecânicas

Com a integração dos serviços, concessionárias e oficinas agora podem agendar corridas, acompanhar viagens em painel integrado e eliminar processos manuais

Uber: aplicativo de corrida é um dos mais populares do país (SOPA Images/Getty Images)

Uber: aplicativo de corrida é um dos mais populares do país (SOPA Images/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 06h00.

Última atualização em 5 de dezembro de 2025 às 09h08.

Tudo sobreUber
Saiba mais

A Uber e a Linx, companhia de software para o varejo, anunciaram nesta sexta-feira, 5, a ampliação da parceria com a oferta de ferramentas que conectam concessionárias e oficinas mecânicas ao "Uber para Empresas", plataforma corporativa da companhia de mobilidade.

A colaboração entre as empresas começou em 2022, e agora ganha tração com essa iniciativa que pretende automatizar o transporte de clientes, melhorar a eficiência operacional e proporcionar uma experiência de alta qualidade para o consumidor. Com a integração entre os serviços, o motorista poderá deixar ou retirar seu veículo na concessionária de maneira mais confortável, sem se preocupar com o deslocamento.

No começo, a solução era principalmente voltada para trajetos de retorno, como levar clientes para casa ou para o trabalho. Hoje, as plataformas estão totalmente integradas, permitindo que as concessionárias agendem viagens, controlem custos e monitorem trajetos diretamente nos sistemas da Linx, eliminando a necessidade de reembolsos e promovendo maior produtividade nas equipes.

De acordo com Homero Giuseppe Legnaghi Filho, Diretor do segmento automotivo da Linx, destaca que a parceria deve trazer aos usuários mais segurança e controle no transporte. Além de diminuir o trabalho manual e tornar o processo mais ágil.

“Observamos um aumento na adoção da solução, e tanto concessionárias quanto centros automotivos já estão colhendo benefícios tangíveis. Isso inclui uma melhoria considerável na experiência do cliente, com transporte mais seguro e conveniente, além da automação dos processos administrativos. É possível também centralizar o controle das despesas e, com isso, aumentar a produtividade das equipes”, detalha o executivo.

Solução para os parceiros

Além disso, a "Uber para Empresas" lançou um portal exclusivo, com materiais de apoio, guias de configuração e exemplos práticos, para facilitar a implementação da solução pelos parceiros.

“A nossa expectativa é que a parceria continue avançando, com a expansão para outros pontos do sistema, integração com montadoras e novos parceiros estratégicos. Estamos projetando o futuro, com o objetivo de desenvolver soluções ainda mais inovadoras, que integrem dados, logística e a experiência do cliente, tornando o transporte no setor automotivo mais ágil, seguro e personalizado”, explica Renan Alves, Diretor da Uber para Empresas no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:UberAppsMobilidadeTransportes

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs