Torre de controle aéreo 'a distância' começa a funcionar na Suécia
'Primeira aterrissagem com uma torre de controle à distância!', escreve o controlador aéreo em sua conta do Twitter
Da Redação
Publicado em 21 de abril de 2015 às 12h35.
Uma torre de controle começou nesta terça-feira (21) a regular o tráfego aéreo em um aeroporto sueco a partir de outro a 150 km de distância, anunciou a direção de aviação civil deste país (LFV), uma primícia mundial.
"Primeira aterrissagem com uma torre de controle a distância!", escreve o controlador aéreo em sua conta do Twitter (@luftfartsverket), sob a foto de um avião aterrizando nesta terça-feira em Örnsköldsvik, graças às instruções da torre de comando do aeroporto de Sundsvall.
"Somos os primeiros do mundo a controlar a distância um aeroporto (...). Os pilotos do avião estão em contato com a torre de controle de Sundsvall, a mais de 150 km de distância dali", explicou a diretora de comunicação da agência, Elizabeth Lindgren, à rádio pública SR.
Segundo a LFV, no aeroporto controlado a distância, as câmeras e os sensores comunicam em tempo real as informações aos controladores aéreos, o que na prática nada muda em seu trabalho.
"Com a ajuda da tecnologia o tráfego aéreo é dirigido da mesma maneira que em uma torre tradicional", afirmou a LFV em um comunicado.