TikTok muda regras para adolescentes na rede social
Mudanças limitam interação feita por edição, comentários ou downloads de vídeos de usuários menores de 16 anos.
Thiago Lavado
Publicado em 13 de janeiro de 2021 às 11h45.
O TikTok está trazendo novas regras para contas de adolescentes, especificamente os que têm entre 13 e 16 anos.
A empresa anunciou nesta quarta-feira, 13, que está mudando as configurações padrão de privacidade, comentários e acesso de conteúdo de contas de jovens nessa faixa etária. A partir de hoje, as contas de usuários entre 13 e 15 anos terão configuração "privada" por definição, ou seja, já serão criadas sem que pessoas autorizadas possam seguir.
"Com uma conta privada no TikTok, apenas quem o usuário aprovar como seguidor pode assistir aos seus vídeos. Queremos que nossos criadores de conteúdo mais jovens sejam capazes de fazer escolhas informadas sobre o que e com quem desejam compartilhar", disse o TikTok em nota.
As mudanças acontecem também acontecem para a seção de comentários, edição de vídeo e download de publicações. Veja o que muda:
- A partir de agora usuários com menos de 16 anos só poderão receber comentários de amigos, ou optar por não receber comentários. A opção que permite que qualquer usuário comente nas publicações desses usuários está sendo removida;
- As funções "dueto" e "costurar" — que permitem que alguém interaja com um vídeo através da edição dos dois conteúdos — foi removida. Só será possível usar essas ferramentas para vídeos de usuários com 16 anos ou mais. Para os menores de idade, a configuração padrão para edições desse tipo foi alterada, permitindo que somente amigos façam.
- Não haverá mais a possibilidade de fazer downloads de vídeos de usuários menores de 16 anos. Quem tem entre 16 e 17 anos terá os downloads desligados por padrão, mas poderá alterar a configuração.
- A definição de sugerir a conta para outros usuários também foi desativada por padrão para quem tem entre 13 e 15 anos.
As novidades se somam a outras que o TikTok já tinha implementado para usuários adolescentes, como restrições no envio de mensagens diretas e livestreams, ou a compra e envio de presentes virtuais.
Embora o TikTok não informe dados sobre a distribuição da audiência no aplicativo, uma reportagem do jornal The New York Times, no ano passado, revelou que o app classificava18 milhões de usuários como menores de 14 anos. Pouco menos de um terço dos 49 milhões de usuários diários à época.
Cerca de 20 milhões dos usuários tinham mais de 14 anos e o restante foi classificado como tendo idade desconhecida. De acordo com ex-funcionários da empresa ouvidados pelo NYT, o TikTok não mede a idade dos usuários por autodeclaração, mas por comportamento dentro do aplicativo e por algoritmos de reconhecimento facial que varrem imagens e vídeos.