Tecnologia

Tetris pode te ajudar a emagrecer e largar vícios

Segundo os cientistas, a estimulação visual do jogo pode reduzir a ansiedade

Biscoitos feitos em forma de blocos de Tetris: jogo pode ajudar a impedir que cérebro crie imagens atraentes e impulsos (mache/Flickr)

Biscoitos feitos em forma de blocos de Tetris: jogo pode ajudar a impedir que cérebro crie imagens atraentes e impulsos (mache/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2014 às 20h06.

Três minutos de Tetris por dia podem diminuir a ansiedade e, como consequência, te ajudar a largar vícios e até a emagrecer. Essa foi a conclusão de um estudo feito por psicólogos da Universidade de Plymouth, na Inglaterra.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado no portal MedicalXpress. Segundo os cientistas, a estimulação visual do jogo pode reduzir a ansiedade.

Essa pode ser uma solução para quem precisa evitar impulsos e manter a força de vontade para continuar a dieta ou evitar uma recaída com o consumo de álcool e cigarros.

Segundo Jackie Andrade, uma das pesquisadoras, o episódio de desejo dura apenas alguns minutos. E essa sensação faz com que a pessoa consuma justamente o que quer evitar.

Mas o Tetris pode ajudar ao impedir que o cérebro crie essas imagens atraentes. Então, os desejos começam a desaparecer.

Para chegar nessa conclusão, um grupo de voluntários jogou Tetris por três minutos. Depois, eles avaliaram a intensidade da vontade de consumir cigarro, álcool ou comida. Os desejos foram 24% mais fracos em comparação ao das pessoas que não jogaram Tetris.

Os testes mostram que as imagens são fundamentais para despertar o desejo.

Portanto, uma tarefa visual deve ajudar a controlar essa vontade. Segundo Andrade, se sentir no controle é importante para manter a motivação. E o Tetris ajuda a permanecer no controle quando a ansiedade chega.

Acompanhe tudo sobre:EmagrecimentoGamesINFOSaúde e boa forma

Mais de Tecnologia

Meta abre dados do Instagram para estudo do impacto na saúde mental de adolescentes

O que é o Prime Day? Nos EUA, ele deve movimentar US$ 14 bilhões

Elon Musk decide transferir sedes da SpaceX e X para o Texas

81% da Geração Z no Brasil deixa de usar apps por preocupações com privacidade, diz pesquisa

Mais na Exame