Tecnologia

Abalo sísmico no Nepal foi sentido até nos EUA; veja vídeo

Apesar da distância absurda, fortes ondas sísmicas liberadas pelo terremoto que davastou cidades no Nepal foram sentidas nos Estados Unidos


	EarthScope: estações (pontos brancos) respondem às ondas sísmicas do terremoto, movendo-se para o alto (vermelho) ou para baixo (azul).
 (Reprodução/Youtube)

EarthScope: estações (pontos brancos) respondem às ondas sísmicas do terremoto, movendo-se para o alto (vermelho) ou para baixo (azul). (Reprodução/Youtube)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 4 de maio de 2015 às 16h35.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - Apesar da distância absurda, as fortes ondas sísmicas liberadas pelo terremoto que davastou cidades no Nepal no dia 25 de abril foram sentidas nos Estados Unidos, a milhares de quilômetros do epicentro. 

O movimento foi detectado por um vasto conjunto de sensores sismológicos monitorados pelo EarthScope, projeto americano que investiga os processos geológicos do planeta.

Na animação abaixo você pode ver os registros captados das ondas sísmicas que viajaram ao redor da Terra, devido à magnitude do tremor.

Segundo o EarthScope, as estações (pontos brancos) respondem às ondas sísmicas do terremoto no Nepal, movendo-se verticalmente para o alto (vermelho) ou para baixo (azul).

yt thumbnail

Segundo dados da ONU, o tremor de 7,8 graus na escala Ritcher matou mais de 7 mil pessoas e feriu outras 14 mil, sendo considerado o segundo pior da história do Nepal. Em 1937, um tremor de 8,3 graus matou cerca de 10 mil pessoas.  

Na última década, outros países também sentiram a fúria que vem das profundezas da Terra.

Das ondas gigantes que atingiram as ilhas do Pacífico em 2004 ao tremor seguido de tsunami que atingiu o Japão em 2011, relembre, abaixo, alguns dos terremotos que abalaram o mundo nos últimos anos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisTerremotosMeio ambienteNepal

Mais de Tecnologia

Tencent e Visa fazem acordo para facilitar compras de turistas na China

Em SP, Dell debate como escalar IA com eficiência, segurança e resultados para os negócios

Como vai funcionar a parceria entre Vivo e Starlink para internet por satélite no celular?

BYD quer dobrar produção no Brasil e chegar a 600 mil veículos por ano