Ciência

Telescópio fotografa intrigante Nebulosa da Lagoa

A Nebulosa da Lagoa é um objeto intrigante que está a cerca de 5000 anos-luz de distância na constelação do Sagitário

Nebulosa da Lagoa (ESO/VPHAS+ team)

Nebulosa da Lagoa (ESO/VPHAS+ team)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 12h43.

O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou uma imagem detalhada da Nebulosa da Lagoa. Esta nuvem gigante de gás e poeira forma estrelas jovens intensamente brilhantes.

A Nebulosa da Lagoa é um objeto intrigante que está a cerca de 5000 anos-luz de distância na constelação do Sagitário. Também conhecida por Messier 8, essa nebulosa é uma nuvem gigante com 100 anos-luz de dimensão, onde jovens estrelas se formam no seio de plumas de gás e poeira.

Esta imagem de 16 mil pixels de largura foi obtida pelo Telescópio de Rastreio do VLT (VST), um dos dois telescópios dedicados a rastreios (levantamentos astronômicos) instalados no Observatório do Paranal do ESO, no norte do Chile. Uma versão com zoom da imagem permite explorar todos os detalhes deste objeto fascinante.

A imagem é só uma pequeníssima fração de um dos onze levantamentos astronômicos públicos feitos por esses telescópios do ESO. O conjunto de todos os instrumentos do observatório tem obtido uma enorme quantidade de dados, que vai sendo colocada à disposição da comunidade astronômica do mundo inteiro.

Esses rastreios pretendem abordar muitas questões importantes da astronomia moderna, como a natureza da energia escura, a procura de quasares brilhantes no universo primordial, o estudo da estrutura da Via Láctea de galáxias vizinhas, entre muitos outros assuntos.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoAstronomiaINFO

Mais de Ciência

'Inferno' de Dante escondia ideia científica séculos à frente do tempo

Supercomputador revela como Universo cria campos magnéticos e desafio mistério de 70 anos

Cientistas descobrem novo 'gatilho oculto' ligado ao Alzheimer

Google inaugura centro de engenharia em SP e põe Brasil no mapa global da IA