Tecnologia

Telefónica comunica Cade sobre bônus conversível em ação da Telecom Italia

A operação, anunciada em meados deste mês, envolveu a venda de 750 milhões de euros em bônus que podem ser trocados por ações da Telecom Italia

Telefonica (Getty Images)

Telefonica (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 08h22.

A Telefónica comunicou oficialmente o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a operação em que ofertou bônus conversíveis em ações da Telecom Italia, afirmou o presidente do órgão de defesa da concorrência no país, nesta quarta-feira.

A operação, anunciada em meados deste mês, envolveu a venda de 750 milhões de euros em bônus que podem ser trocados por ações da Telecom Italia, o que reduziu a participação do grupo espanhol na operadora italiana para entre 9,4 e 8,3 por cento.

O negócio foi interpretado pelo mercado como estratégia para aplacar preocupações de reguladores brasileiros sobre a participação da Telefónica na Telecom Italia e indiretamente na TIM Brasil enquanto controla a maior operadora celular do país, a Vivo.

Porém, segundo afirmou o presidente do Cade, Vinicius de Carvalho, nesta quarta-feira a comunicação da Telefónica ao órgão antitruste, ocorrida na semana passada, não vinculou a operação com os bônus conversíveis à determinação para que o grupo espanhol venda sua participação na Telecom Italia ou encontre um sócio para a Vivo.

"Não tenho juízo de valor sobre isso", disse o presidente do Cade a jornalistas, se referindo aos bônus conversíveis. "Eles (Telefónica) não associaram a operação como estratégia de cumprimento da decisão do Cade", acrescentou.

Em junho, sócios italianos da holding controladora da Telecom Italia, exerceram opção para deixar o grupo, deixando a Telefónica como maior acionista da operadora italiana, com uma fatia de quase 15 por cento.

(Por Leonardo Goy)

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasINFOServiçosTelecomunicaçõesTelefônica

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia