Tecnologia

TAM terá acesso à internet em voos internacionais

A TAM deve estender aos voos internacionais o serviço de acesso à internet e à telefonia celular já disponível em alguns dos seus voos nacionais

O sistema de comunicação que permite o acesso à internet e à rede celular está sendo implantado aos poucos na frota da TAM (OnAir / Divulgação)

O sistema de comunicação que permite o acesso à internet e à rede celular está sendo implantado aos poucos na frota da TAM (OnAir / Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2011 às 16h05.

São Paulo -- A TAM anunciou, hoje, que oferecerá, a partir do segundo semestre de 2012, rede celular e acesso à internet por meio de conexão sem fio Wi-Fi durante os voos internacionais da companhia. O serviço, que usa tecnologia desenvolvida pela empresa suíça On Air, integra há noves meses, parte da frota de aviões da TAM usados em voos nacionais.

O serviço permite realizar chamadas telefônicas, enviar SMS e navegar na web por meio de tablets, smartphones, computadores e outros aparelhos compatíveis com a tecnologia de rede Wi-Fi.

Para estrear esse serviço em voos internacionais, a TAM ainda depende de uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil. No mundo todo, o uso da internet em aviões só é permitido quando a aeronave atinge altitude considerada segura. O uso de dispositivos eletrônicos continuará proibido nos momentos de pouso e decolagem.

Inicialmente, quatro aeronaves Boeing 777-300ER da TAM estão equipadas com o sistema de conexão. Outras oito receberão o equipamento até 2014. Entre 2014 e 2018, mais dez aviões da família Airbus A330 e 27 da série A350 devem passar a contar com esse serviço de comunicação.

Segundo a empresa, a conexão será tarifada pelas operadoras, como já ocorre em alguns voos nacionais da TAM. A empresa mantém parceria com as quatro principais empresas de telefonia do país, Oi, TIM, Vivo e Claro. Em voos nacionais, um minuto de conversa ao celular pode custar mais de R$ 9; e, 100 KB de tráfego de dados, até R$ 5. A expectativa é que, em voos para fora do Brasil, o preço seja ainda mais elevado. Segundo a TAM, no entanto, as tarifas para uso da web e celular em voos internacionais ainda não foram definidas pelas operadoras.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoBanda largacompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasInternetServiçosSetor de transporteTAMTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

Conhece o Noplace? Aplicativo teve lista de espera de quase 500 mil usuários

Starlink lidera mercado de internet por satélite no Brasil

Promessa de ser o 'novo Twitter', rede social indiana Koo encerra operações

Motorola Edge 40 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Mais na Exame